16 Junho 2023      10:26

Está aqui

Festival Andanças regressa a Campinho no Alentejo

O festival Andanças volta a Reguengos de Monsaraz, nas margens da albufeira de Alqueva, pela terceira vez consecutiva, com um programa que contempla mais de 120 atividades.

De acordo com a organização associação cultural PédeXumbo, citada pela agência Lusa, o evento vai decorrer de 27 a 30 de julho junto à aldeia de Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e passará a ser um evento bienal.

Os promotores adiantam que a iniciativa terá uma lotação de 1 500 pessoas e “volta a promover a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas”.

Joana Ricardo, da PédeXumbo, afirmou que “vir ao Andanças não é apenas desfrutar da programação cultural e artística, é viver uma experiência. Neste caso, é abraçar o interior do Alentejo”.

Assinalando a importância de “programar nestes territórios em isolamento social, cultural e económico”, a responsável considerou que os habitantes desta zona têm “o direito a usufruir deste tipo de eventos de grande dimensão”.

O Andanças dá a oportunidade aos participantes de usufruírem da programação, mas também permite partilhar com esta comunidade e experienciar as vivências do lugar com as suas características.

Durante os quatro dias de festival, estão previstas mais de 120 atividades em sete espaços, com destaque para os bailes, concertos, oficinas de dança, instrumentos e de relaxamento, atividades para crianças, performance, teatro e passeios.

Um mercado de artesanato, um espaço para venda de produtos regionais e artesanato do mundo, a Cantina Andanças e as tradicionais tasquinhas são outros dos atrativos do evento.

 

Fotografia de dgartes.gov.pt