Tribuna Alentejo
solidariedade
Alentejo Central

Évora recebe Conferência Internacional da Juventude para a Paz em 2026

A Conferência Internacional da Juventude para a Paz vai realizar-se na cidade de Évora, em agosto do próximo ano, noticia a rádio Diana FM.

A decisão foi dada a conhecer durante a reunião da Secção Europeia da rede Mayors for Peace, que ficou marcada pela aprovação do plano de atividades para o biénio.

Esta conferência, chamada “International Youth Conference for Peace in the Future”, realiza-se entre os dias 02 e 07 de agosto de 2026.

Esta é uma iniciativa que surge na sequência de um convite do município de Hiroshima e que pretende juntar jovens de diferentes origens para promover uma cultura de paz, o diálogo intercultural e o compromisso cívico das novas gerações num contexto marcado por cada vez mais tensões globais.

A conferência vai contar com participantes de Hiroshima, de Évora e ainda de outras cidades, do país e da Europa, da rede Mayors for Peace.

A organização da conferência faz parte do programa europeu da rede e coloca em destaque o papel de Évora no que respeita à defesa de valores humanistas.

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, reafirmou, na sessão online da Mayors for Peace, o “pleno compromisso do município e da cidade com a paz, a educação e a cidadania partilhada”, escreve ainda a rádio.

Fazendo referência à história de Évora, marcada pela ligação entre diferentes povos e civilizações, Carlos Zorrinho frisou que a cidade, sendo Património Mundial da UNESCO, “pertence não apenas a Portugal, mas a toda a Humanidade”.

Num contexto que apresentou como sendo de “tensão global e conflito”, o autarca reforçou ainda a importância da cooperação e do multilateralismo para fazer face aos desafios deste tempo.

O presidente da Câmara Municipal considerou também ser importante a realização desta iniciativa no contexto da Capital Europeia da Cultura, com o “Vagar” a convidar a refletir e a reconhecer o valor da vida coletiva.

Carlos Zorrinho deixou ainda a garantia de que vai trabalhar “com determinação” para que a conferência juvenil do próximo ano seja um sucesso, esperando que esta possa, assim, ser um marco no caminho para um futuro de paz e prosperidade.

 

Fotografia de santander.pt

Artigos relacionados

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo

Évora recebe especialistas de todo o País para discutir a inovação tecnológica na topografia

Redação Alentejo

Mercado Mensal de Évora muda para a zona da Horta das Laranjeiras a partir de 13 de Outubro

Redação Alentejo

Governo afasta vogal executivo da Unidade de Saúde do Alentejo Central, que é suspeito de assédio moral

Redação Alentejo