Tribuna Alentejo
pinto-de-sa
Alentejo Central

Évora investe 1,8M€ em nova cobertura dos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Évora acaba de investir cerca de 1,8 milhões de euros para substituir a cobertura do edifício dos Paços do Concelho.

Em declarações à Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente da autarquia, revelou que esta intervenção integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do município e conta com financiamento do programa operacional regional Alentejo 2020.

“A cobertura estava muito danificada e tinha problemas complicados”, pelo que “vai ser totalmente alterada”, realçou o autarca, indicando que as obras vão prolongar-se durante os próximos seis meses.

Segundo Carlos Pinto de Sá, a empreitada, cujos trabalhos preparatórios arrancaram na semana passada, envolve um investimento “na ordem de 1,8 milhões de euros”.

Apesar das obras, a câmara “vai funcionar normalmente e não se prevê quaisquer problemas de maior, exceto no estacionamento”, já que, durante os trabalhos, os lugares junto ao edifício foram reduzidos.

O responsável adiantou ainda que vão ser “utilizados os materiais tradicionais, mas, agora, com técnicas diferentes” e está a ser equacionada “uma solução para que a claraboia” do edifício possa integrar um painel fotovoltaico que produza energia.

Além disso, o autarca realça que a esta obra segue-se a uma outra, já concluída, que permitiu a “renovação das fachadas e dos chamados vãos” do edifício do Paços do Concelho, num investimento de cerca de 200 mil euros.

Considerando que, agora, “o principal problema é a cobertura”, o presidente do município referiu que, após esta empreitada, a câmara vai continuar a intervir no imóvel, nomeadamente para permitir “acesso e utilização de uma sala no último andar do edifício”.

“Além disso, temos as termas romanas”, localizadas na zona central dos Paços do Concelho, que têm “um projeto próprio, à parte, para preparar a sua musealização e, numa fase posterior, ter até um pequeno centro interpretativo”, acrescentou.

 

Fotografia de linhasdeelvas.pt

Artigos relacionados

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo

Évora recebe especialistas de todo o País para discutir a inovação tecnológica na topografia

Redação Alentejo

Mercado Mensal de Évora muda para a zona da Horta das Laranjeiras a partir de 13 de Outubro

Redação Alentejo

Governo afasta vogal executivo da Unidade de Saúde do Alentejo Central, que é suspeito de assédio moral

Redação Alentejo

Mulher morre atropelada por pesado de mercadorias junto à zona industrial de Arcos, em Estremoz

Redação Alentejo