20 Maio 2023      15:48

Está aqui

Évora garante financiamento para reabilitar Igreja das Mercês

Uma igreja com séculos de existência no centro histórico de Évora, que faz parte do museu da cidade, será alvo de obras de reabilitação graças ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou hoje a diretora do museu.

Segundo Sandra Leandro, diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo em Évora, estas obras têm como objetivo reabilitar a estrutura do edifício da Igreja das Mercês, que foi afetada pela construção de um hotel. Após essa etapa, está planeado o restauro da talha dourada e dos azulejos, bem como a elaboração de um programa museológico para o espaço.

O projeto de reabilitação deste edifício está incluído na lista de novas intervenções propostas para o Património Cultural no âmbito da reprogramação do PRR, contando com um financiamento de 900 mil euros.

Sandra Leandro também revelou a intenção de transferir as coleções de artes decorativas do museu para a Igreja das Mercês no futuro, a fim de proporcionar mais espaço ao edifício principal do museu para expor pinturas.

A Igreja das Mercês foi construída em 1670 e é classificada como Imóvel de Interesse Público. Sofreu danos durante a construção de um hotel vizinho, inaugurado em 2013. Embora tenham sido planeadas obras no ano seguinte, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a empresa proprietária do hotel não chegaram a acordo, levando o caso a tribunal.

Questionada sobre o processo em tribunal, a diretora do museu de Évora informou que foi alcançado um acordo entre os proprietários do hotel e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Devido aos danos na estrutura do edifício, foi colocada uma estrutura de segurança na fachada da igreja, o que impede a circulação rodoviária próxima ao imóvel. No entanto, segundo a diretora do museu, não há risco de colapso, uma vez que o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) tem acompanhado a obra e verifica periodicamente a segurança da estrutura.

A reprogramação do PRR destina mais 40 milhões de euros para a reabilitação e conservação do património cultural nacional, totalizando 190 milhões neste eixo. O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou na quinta-feira, em Évora, que a proposta de reprogramação do PRR para o Património Cultural inclui mais 29 intervenções em monumentos, sítios arqueológicos e museus em todo o país, incluindo as regiões autónomas. Na região alentejana, mencionou o ministro, estão previstas intervenções no Convento da Saudação em Montemor-o-Novo, na Igreja das Mercês em Évora e na muralha de Alcácer do Sal.

 

Imagem de cmjornal.pt