"O Seu Lixo para Toda a Gente Ver" é ação levada a cabo pela GESAMB, que tem "tanto de inusitada, como de provocatória e visa, acima de tudo, confrontar a população do distrito de Évora para uma constatação irrefutável – continuamos a fazer muito lixo e ainda reciclamos muito pouco!", como defende a GESAMB em comunicado.
Aquela organização lembra que é insustentável à luz das atuais metas constantes no Plano Nacional de Gestão de Resíduos que, no caso português, e em particular no distrito de Évora, estão ainda aquém de serem cumpridos.
"O Seu Lixo para Toda a Gente Ver" é composto por um grande aglomerado de 80 sacos de lixo, equivalente a mais de meia tonelada de lixo que cada pessoa, residente nos concelhos servidos pela GESAMB, produziu em 2023. Para representar o lixo produzido por toda a população do distrito de Évora seria necessário expor 11.5 milhões de sacos! Esta instalação estará a partir de amanhã exposta na praça 1º de Maio em Évora.
"O Seu Lixo para Toda a Gente Ver" é uma iniciativa que se prevê que seja itinerante pelos 12 concelhos abrangidos pela GESAMB, permanecendo cerca de uma semana nas zonas centrais de cada local por forma a chegar ao maior número de habitantes.
