11 Maio 2019      11:33

Está aqui

Eurodeputado alentejano é um dos mais influentes em Bruxelas

O estudo realizado por um consórcio de correspondentes portugueses em Bruxelas, a VoteWatch Europe, constituído pela Antena 1, RTP, Público, Lusa, Expresso, SIC e TVI no Parlamento Europeu, considerou o deputado eborense, Carlos Zorrinho, como o segundo eurodeputado português mais influente entre os 21 nacionais.

Nesta lista, o socialista Carlos Zorrinho é somente ultrapassado por José Manuel Fernandes do PSD, em terceiro lugar está mais um socialista Ricardo Serrão Santo, e no quarto lugar surge um empate entre dois Eurodeputados: Paulo Rangel do PSD e Francisco Assis do PS. Do top 10, os socialista ocupam 5 lugares.

Entre os cabeças de lista nestas eleições – o socialista Pedro Marques era ministro - Paulo Rangel é o mais influente, o 4º, seguido de Marisa Matias, do Bloco de Esquerda,em 7.º lugar e João Ferreira, da CDU, em 9.º. Marinho e Pinto do PRD é o 12.º e o cabeça de lista do CDS-PP, Nuno Melo, é o 17.º

No top 10 dos eurodeputados o Partido Socialista tem cinco eurodeputados, sendo que três deles - Ricardo Serrão Santos (3.º), Francisco Assis (4.º) e Ana Gomes (8.º) – não constam das listas para as eleições de dia 26.

No ranking de participações, Carlos Zorrinho é mesmo o português que lidera o ranking, sendo o 35º entre os 751 eurodeputados. Repete o segundo lugar na lista de rede de influências/network e é sétimo na influência em posições de liderança, sendo também o 4º com maior influência legislativa individual.

O mesmo consórcio de correspondentes considerou ainda que a Delegação portuguesa é 8.º grupo nacional mais influente no Parlamento Europeu de entre os 28 países da UE.

 

Imagem de bit.pt

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.