20 Fevereiro 2022      09:50

Está aqui

Estrada Vila Viçosa-Bencatel com luz verde à vista

à esquerda, Inácio Esperança - Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa

Passados dois anos da queda da estrada que ligava Borba a Vila Viçosa, em janeiro do ano passado, deu-se o corte do troço da EN254 entre Vila Viçosa e Bencatel pela Infraestruturas de Portugal - IP.

O corte deveu-se a questões de segurança, com base em aconselhamento da Direção Geral da Energia e Geologia, devido à proximidade da pedreira “Monte d'el Rei” com 134 metros de profundidade e a cerca de 30 metros da via, quando devia estar a mais de 400 metros.

Para se fazer um percurso de 5km, durante algum tempo a população viu-se obrigada a percorrer cerca de 25km.

Tendo sida encontrada uma alternativa provisória, foi agora transformada em definitiva, nas instalações da Infraestruturas de Portugal (IP), em Lisboa, com a escritura do acordo de mutação dominial do troço da EN254, que liga Bencatel a Vila Viçosa.

O acordo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança e o IP e visa, essencialmente e a curto prazo, a reposição segura da ligação entre Vila Viçosa e Bencatel, querendo o município avançar com o melhoramento e a segurança desta passagem, através da colocação de alcatrão e de sinalização própria.