23 Março 2023      12:03

Está aqui

Escolas do Alentejo em projeto internacional de cinema

No próximo dia 25 de março (sábado), a Casa da Juventude de Sintra recebe uma reunião entre a associação Os Filhos de Lumière e os professores de nove escolas portuguesas que se encontram a participar no projeto internacional de realização de cinema em ambiente escolar “O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude”. 

Entre os estabelecimentos de ensino participantes, encontram-se a Escola Secundária de Serpa, a Escola do 1.º Ciclo de Mértola e a Escola Manuel Ferreira Patrício, em Évora.

Para além dos professores das escolas participantes, vão também estar presentes nesta reunião cineastas das equipas que desenvolvem as oficinas de cinema da associação. Ao todo, serão cerca de 50 os profissionais a participar nesta reunião.

De acordo com a associação, os objetivos do encontro passam essencialmente por refletir acerca do trabalho coletivo que cada uma das oficinas escolares tem vindo a desenvolver e acerca do papel do cinema no que respeita ao desenvolvimento intelectual e à integração social dos jovens. 

O ponto de partida desta reunião são os filmes-exercício que os alunos de cada uma das escolas envolvidas realizaram até ao momento.

A edição de 2022-2023 deste projeto conta com a participação de 200 alunos, pertencentes a nove turmas e com idades compreendidas entre os oito e os 20 anos.

Os trabalhos que estes já desenvolveram têm a duração de 10 minutos e dão resposta a três exercícios dedicados ao tema deste ano do projeto: “centrado – descentrado”.

Esta reunião surge após uma apresentação, feita pela associação, no Cinema 104, em Paris, entre os dias 14 e 16 de março, sobre os exercícios com as regras do jogo propostas aos participantes de 15 países envolvidos no projeto, que deu origem a diversas recomendações que vão agora ser postas em prática no trabalho dos alunos. O resultado final será um filme de cada escola.

Alguns destes filmes, incluindo dois portugueses, vão ser apresentados pelos alunos, no final do ano letivo, em Frankfurt (Alemanha), num encontro que vai realizar-se de 5 a 7 de junho, na Deutsche Film Institut & Film Museum (DFF). 

Além disso, os alunos vão também apresentar os trabalhos finais nos seus países.

Em comunicado, a associação Os Filhos de Lumière refere que a reunião do próximo sábado está também integrada num “processo de melhoria contínua do método participativo implementado” pela associação, que visa promover “o pensamento crítico em torno da questão de cinema em trabalho em cada ano, através do saber fazer, desenvolvendo, paralelamente, a capacidade dos jovens olharem para si próprios e para o mundo que os rodeia”.

Esta encontro vai também ser aproveitado pelos profissionais para partilharem experiências sobre o impacto que as oficinas de cinema têm tido no percurso escolar dos alunos.

De acordo com Teresa Garcia, uma das fundadoras da associação, citada no mesmo comunicado, “uma larga maioria destes [jovens] foi “repescado” para o percurso académico, mas, sobretudo, foi “repescado” para uma noção de valor e de autoestima que, em muitos casos, não existia”.

A responsável acrescenta ainda que estes mesmos jovens “passaram a constituir um público de valor para o cinema europeu”. 

A associação tem procurado, desde a sua fundação, no ano de 2000, levar os jovens a olhar a sociedade e o seu papel no mundo através do cinema.

Ao longo destes anos, foram já aproximadamente 3.000 os alunos que participaram no projeto "O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem anos de Juventude”.

 

Fotografia de maiseducativa.com