16 Março 2022      11:06

Está aqui

Dark Sky Alqueva reconhecido pelo combate à poluição luminosa

A Associação Dark Sky Alqueva acabou de conquistar o prémio internacional Green World Champion pelo seu trabalho desenvolvido no combate à poluição luminosa.

Em comunicado, a associação explica que este é “sem dúvida um reconhecimento que contribui para fortalecer o conceito e marca destino Dark Sky®, especialmente no que respeita o seu contributo para a sustentabilidade em destinos”.

De acordo com o júri do prémio, “a poluição apresenta-se de várias formas, e o Dark Sky® Alqueva está a fazer o que pode para lidar com algumas delas. O Dark Sky® Alqueva é uma região que abrange uma extensa área de quase 10 000 quilómetros quadrados em torno do lago Alqueva, conhecido pelas suas deslumbrantes vistas noturnas do cosmos. A Dark Sky não está apenas a garantir que a poluição luminosa seja reduzida ao mínimo, mas também que a iluminação existente seja a mais eficiente.”

Da mesma forma, a associação destaca que faz parte de “um modelo integrado de sustentabilidade em destinos, e por isso é uma grande honra podermos contar com esta distinção, a qual nos dá forças para continuar a apostar num projeto que nasceu em 2007 e que teve de ultrapassar muitos obstáculos”.

“Os anos de 2020 e 2021 foram verdadeiros marcos no reconhecimento do trabalho de médio e longo prazo, muitas vezes invisível, mas sem dúvida fundamental tanto para a implementação do Dark Sky® Alqueva como dos conceitos e marca destino que estão na sua base”, acrescenta a mesma fonte.

Note-se que os prémios são organizados pela The Green Organisation, um grupo ambiental internacional, independente, não político e sem fins lucrativos que começou em 1994, dedicado a reconhecer, premiar e promover as melhores práticas ambientais em todo o mundo. São apoiados pela Environment Agency, o Chartered Institute of Environmental Health, a Chartered Institution for Wastes Management e outros órgãos independentes.