Há dias tive conhecimento de um conceito que começou a ser implementado em Portugal com resultados positivos.
Trata-se do conceito de “coworking” que designa uma nova forma de trabalho multidisciplinar. Numa mesma sala encontram-se profissionais de várias áreas que, por um custo mensal ali podem desenvolver a sua actividade profissional e levar a cabo os seus projectos.
Ao mesmo tempo que desenvolvem a sua actividade, estes profissionais podem fazer contactos com profissionais fora da sua área de conhecimento mas que os possam auxiliar nos seus planos e necessidades.
Que tenha conhecimento, actualmente este conceito apenas existe em Lisboa, situando-se no Lx Factory.
Quem procura este tipo de conceito são profissionais em início de carreira ou em busca de uma nova oportunidade após uma situação de desemprego.
O custo mensal é bastante inferior ao de uma sala num escritório e é estabelecido tendo em conta o número de vezes que a pessoa utiliza a sala ou os serviços disponíveis (recepção de chamadas e correspondência, por exemplo).
Cada vez mais e, independentemente das áreas profissionais, a criação de uma rede de contactos sólida é fundamental para o sucesso no desempenho de uma profissão, o mesmo acontecendo com a multidisciplinariedade.
Seria bastante interessante o desenvolvimento de espaços como o existente em Lisboa para outros concelhos do País permitindo assim não só o coworking mas, acima de tudo, o despoletar do interesse de profissionais em estabelecer-se.
Imagem de capa de sharedesk.net