25 Agosto 2022      09:25

Está aqui

Como a tecnologia pode facilitar o planeamento das suas férias

A evolução rápida e massificada da tecnologia mudou profundamente a forma como nos comportamos e consumimos bens e serviços. As áreas da restauração, vestuário, entretenimento e banca são exemplos paradigmáticos deste fenómeno, assim como a área do turismo. Para muitas pessoas é hoje impensável planear férias, escapadinhas de fim-de-semana ou até viagens de negócios sem utilizar as tecnologias que estão à disposição de todos. Ao contrário do ano passado em que 93% dos portugueses passaram férias em Portugal, o ano de 2022 marca um regresso aos destinos internacionais, pelo que este tema goza ainda de maior pertinência. 

 

Todas estas ferramentas visam facilitar o plano e logística das férias, independentemente das especificidades do destino, número de envolvidos, orçamentos ou altura do ano. Em termos gerais, uma simples pesquisa pode ajudar a recolher informações como:

  • Cidades que se adequam ao que procura:
  • Clima no mês em que vai tirar férias;
  • Custo de vida nessa cidade;
  • Fluxo de turistas no período das suas férias;
  • Atividades ou locais a não perder;
  • Especificidades regionais (língua, costumes, tradições, etc.

Para além destes tópicos, a tecnologia pode ainda ajudar em muitas outras questões.

Escolher a Viagem

A melhor forma de iniciar o planeamento das férias é escolhendo o destino e a viagem. Para esse efeito deve comparar preços, horários e duração das opções disponíveis. Os comparadores de viagens têm em conta a oferta das diferentes companhias e organizam a informação de modo intuitivo. Aqui importa que existam viagens para as datas em que pretende viajar e depois é uma questão de adaptar o preço e o conforto das alternativas encontradas. Para além das viagens, pode também ser redirecionado para boas oportunidades de alojamento.

Câmbio e Transferências

Se viajar para outro país, provavelmente precisará de fazer câmbio de moeda ou transferências entre cartões ou contas bancárias. Tudo isto era um problema há alguns anos, principalmente devido às altas taxas de câmbio que eram praticadas em alguns países. Esse problema é hoje ultrapassado com aplicações que fazem o câmbio e permitem enviar dinheiro em minutos, permitindo que milhões de pessoas em todo o mundo utilizem os seus métodos de pagamento sem preocupações com moedas ou taxas.

Alojamento e Reservas

Se pretende passar férias numa cidade diferente, precisará de um local para ficar e dormir. Estão disponíveis várias ferramentas para comparar casas, apartamentos, hotéis ou hostels para que possa rapidamente escolher a opção que melhor se adequa às especificidades das suas férias e ao seu orçamento. Sabia que a Comporta é a tendência de verão no Airbnb? Pois é, o destino alentejano é um dos locais mais requisitados e muitas das reservas de alojamento são feitas online.

Mapas e Orientação

Para conseguir executar todos os seus planos e visitar todos os locais que planeou, irá precisar de uma compreensão no mínimo básica do sítio para onde decidiu passar férias. Coordenar atividades e visitas com base na proximidade torna o período de férias mais eficiente e, acima de tudo, ajuda a economizar tempo. Aplicações como o Waze, Google Maps ou o MapQuest representam uma grande ajuda para perceber os melhores trajetos para chegar ao destino e não se perder nas cidades grandes.

Divisão das Despesas

Esta é uma categoria mais específica e que não se resume às contas das férias. Quantas vezes fez despesas conjuntas com amigos e familiares, várias pessoas pagaram diferentes despesas e depois tiveram dificuldades em fazer as contas? Existem aplicações móveis que permitem que todos os envolvidos insiram todas as despesas que pagaram ao longo das férias e no final as contas totais estão simplificadas para evitar dramas e tempo desperdiçado. Esta ferramenta também pode ser utilizada para almoços ou jantares com contas confusas. 

O uso exacerbado de tecnologia pode ser um contrasenso durante o período de férias, mas a realidade mostra que existem tecnologias que permitem poupar imenso tempo e preocupações com assuntos que outrora obrigavam a muito esforço. Fazer um uso inteligente destes recursos pode contribuir para um planeamento eficiente e umas férias mais divertidas.