16 Julho 2024      11:02

Está aqui

Castro Verde celebra 885 anos da Batalha de Ourique

Castro Verde celebra, no próximo dia 25 de julho, o 885.º Aniversário da Batalha de Ourique, momento decisivo que, neste dia, no ano de 1139, determinou a consagração de Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal.

Em comunicado, a autarquia explica que esta é “uma data histórica para o concelho, de grande orgulho e afirmação da nossa identidade”, e que vai ser “homenageada e valorizada” com um programa cultural.

A partir das 10:00 do dia 25 de julho, está agendada uma missa na Basílica Real, que será presidida pelo Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério.

Pelas 11:30, inicia-se a romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, no sítio de São Pedro das Cabeças, local onde se realiza a Cerimónia Militar Evocativa, com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e a homenagem aos mortos na Batalha.

Segundo o município, as Comemorações do 885.º Aniversário da Batalha de Ourique são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde em parceria com o Exército Português, e contam com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.

 

Fotografia de ensina.rtp.pt