15 Maio 2023      12:29

Está aqui

Castro Verde apela novamente à poupança de água

António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde

A região do Baixo Alentejo está a enfrentar um grave cenário de seca severa, o que levou a Câmara Municipal de Castro Verde a apelar novamente à poupança de água no concelho através da campanha “Vamos Poupar Água. Todos os Gestos Contam!".

De acordo com um comunicado do município, esta campanha pretende “sensibilizar a população para a importância do uso racional da água” e “propõe medidas para o uso eficiente deste recurso em pequenos gestos do dia-a-dia, contribuindo assim para minimizar a escassez hídrica e para melhorar as condições ambientes nos meios hídricos”.

Para isso, vão ser dadas a conhecer, através de um panfleto que vai ser distribuído pelo concelho, várias sugestões e dicas que poderão ser adotadas por todos, de forma a ser minimizado o consumo de água. 

Esta campanha vai também ser divulgada através de um spot de rádio, que vai ser transmitido na Rádio Castrense.

Também a Câmara Municipal de Castro Verde colocou em prática algumas medidas para reduzir o consumo de água, tais como a diminuição “do número de regas na generalidade dos espaços verdes” e a adoção de “uma atitude mais vigilante no controle de gastos exagerados”.

Castro Verde enfrenta, especialmente, na sede de concelho, dificuldades acrescidas, tendo em conta que a vila é abastecida pela Barragem do Monte da Rocha, “cuja capacidade de armazenamento regista atualmente um volume de apenas 10%”, conclui o município, apelando à ação de todos, que devem “agir de modo concreto e consciente”.

 

Fotografia de correioalentejo.com