Tribuna Alentejo
portugal-cromlech-of-the-almendres-megalithic-magic-photography-9-by-messagez-com-crop
Alentejo Central

“STONEHENGE” ALENTEJANO ESTÁ A FASCINAR BRITÂNICOS

O jornal britânico The Independent publicou recentemente um artigo, secção de viagens, inteiramente dedicado à cidade de Évora onde, está o Cromeleque dos Almendres, a 15km do centro da cidade, um dos maiores monumentos megalíticos da Europa e, como sabemos, um local perfeito para as celebrações dos solstícios.

O jornal britânico The Independent publicou recentemente um artigo inteiramente dedicado à cidade de Évora onde destaca o Cromeleque dos Almendres, a 15km do centro da cidade, um dos maiores monumentos megalíticos da Europa e, como sabemos, um local perfeito para as celebrações dos solstícios.

Apesar do fascínio e elogios aos 95 monólitos perfeitamente preservados, o autor do artigo, puxa a brasa à sua sardinha e confessa que o monumento pode “não ser tão bonito como a estrutura de Stonehenge ou Avebury, mas quase”. Descrevendo o sentimento da sua visita como estando “no meio de uma multidão de amigos de granito, aos empurrões para tentar ver mais qualquer coisa”.

Tendo visitado o monumento com o arqueólogo Mário Carvalho, da Ebora Megalithica, Simon Broughton destaca ainda a importância da preservação do Cromeleque dos Almendres, o maior e um dos mais antigos monumentos megalíticos de toda a Península Ibérica, transportando-nos para “um momento crucial do desenvolvimento humano, onde se deram os primeiros passos da revolução agrícola”. Uma autêntica prova “da importância das estações” no desenvolvimento humano.

Pode ler o artigo completo aqui.

Imagem daqui.

 

Artigos relacionados

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo