19 Novembro 2021      09:46

Está aqui

Baixo Alentejo integra rede de cuidados de saúde à distância

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) faz parte de um consócio que integra o sistema de prestação de serviços de saúde à distância, realizados com a ajuda de tecnologias da informação e de comunicação, para acompanhamento de doentes crónicos e de covid-19.

De acordo com a Rádio Pax, o “PLANO-A-SAÚDE-C19” vai acompanhar e monitorizar cidadãos com doença crónica, como depressão e alterações do sono, doença pulmonar obstrutiva crónica e insuficiência cardíaca, assim como covid-19.

Além disso, segundo os promotores da iniciativa, o projeto pretende melhorar “a qualidade de vida, com recurso a uma abordagem centrada no doente, através da utilização de uma solução inovadora e sustentável”, assim como “melhorar a segurança e eficiência dos cuidados prestados” e “o acesso aos cuidados de saúde”. 

Com este projeto, os promotores querem “diminuir a exposição de cidadãos a ambientes de possível contaminação e idas às urgências”, além de “promover um ambulatório digital avançado, através da proximidade prestador de cuidados de saúde/cidadão” e “prever a progressão das doenças ou necessidades de cuidados médicos urgentes e/ou de proximidade”.

Fazem parte deste consórcio a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a Nova IMS, a Escola de Saúde Egas Moniz e a genesis.studio.

 

Fotografia de pixeon.com