19 Novembro 2023      11:05

Está aqui

Baixo Alentejo: Iniciativa pioneira proporciona reparação gratuita de objetos

A Resialentejo vai realizar uma ação pioneira a nível nacional, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, em parceria com a Buinho Associação, através da realização de oito Cafés de Reparação (Repair Café) nos municípios de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

As iniciativas acontecem entre os dias 21 e 25 de Novembro, promovendo a consciência ambiental através de eventos comunitários que sensibilizem as populações locais para a importância de reparar e reutilizar objetos, uma ação vital na luta contra o aumento do lixo eletrónico e do desperdício.

Estes eventos contam com a participação de voluntários, que oferecem os seus conhecimentos e capacidades para ajudar e ensinar os participantes a reparar uma variedade de itens, desde pequenos eletrodomésticos até móveis e bicicletas.

Integrado na celebração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, este circuito de Cafés Reparação é um passo significativo para a expansão da cultura de reparação no Baixo Alentejo e coloca a região na linha de frente deste tipo de ações, a nível nacional. É a primeira vez que se realiza uma iniciativa desta dimensão, associada ao movimento de reparação em Portugal.

Além de proporcionarem a reparação gratuita de vários objetos, os Cafés Reparação são também fundamentais para educar e capacitar a comunidade sobre a importância de reparar e reutilizar.

A RESIALENTEJO foi constituída a 18 de junho de 2004 para gerir o Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Baixo Alentejo. A empresa intermunicipal é responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos dos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, num total anual aproximado de 48.000 toneladas. A empresa serve 86.505 habitantes, numa área geográfica de 6.650 Km2.

A Associação Buinho distingue-se por ser o único FabLab localizado no Baixo Alentejo, e um dos únicos fablabs Europeus que mantém desde de 2016 um programa de residências internacionais em Messejana. A Buinho desenvolve ainda um programa extenso de atividades de atividades relacionadas com a Economia Verde, abrangendo desde a reciclagem (Precious Plastic) ao desenvolvimento de Repair Cafés num território mais alargado.