As quatro comunidades intermunicipais do Alentejo (Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Alto Alentejo e Alentejo Central, acabam de assinar um acordo que atribui competências à ADRAL no processo de instalação de uma representação permanente do Alentejo em Bruxelas.
O acordo foi ontem assinado em Bruxelas, numa missão internacional da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), e, segundo aquela organização, teve o apoio da CCDR Alentejo, da AICEP, das redes europeias EURADA e ERRIN, do Comité das Regiões e da Embaixada de Portugal em Bruxelas.
A ADRAL, através da sua rede de parceiros europeus, é "a maior organização regional dedicada à identificação, desenho e execução de projetos com financiamento europeu. Com a instalação de uma Representação Permanente do Alentejo em Bruxelas, da exclusiva competência das CIMS, a região passará também a desempenhar um papel ativo na definição de políticas públicas regionais ao nível europeu", defende João Grilo, Presidente da ADRAL.
A ADRAL tem agora seis meses para apresentar às CIM's um dossier com o processo formal de instalação de uma representação permanente em Bruxelas e uma estimativa dos custos envolvidos.