Tribuna Alentejo
o_meeting
Negócios e Empresas

ALENTEJO: PORTUGAL O´MEETING PROVOCA IMPACTO ECONÓMICO

A melhor prova de inverno da orientação Mundial vai decorrer de 25 a 28 de fevereiro, no Alentejo, e está a mexer com toda a economia regional.

Os concelhos de Crato, Alter do Chão e Portalegre vão receber o Portugal O’Meeting – uma prova de orientação pontuável para o ranking da Federação Internacional de Orientação – e que se funde com o Norte Alentejo O’Meeting. Nisa, Castelo de Vide e Marvão vão também receber os estágios da prova:

Serão quatro dias de competição ao mais alto nível –- e no qual são esperados perto de 2300 atletas de 36 nacionalidades: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Suíça, Suécia, Taiwan, Ucrânia, entre outros.

O evento merece destaque mundial e estarão no Alentejo nomes estrela da Orientação Mundial como o das suecas, Helena Jansson e Annika Billstam – a grande vencedora do POM 2016 -, a suíça Simone Niggli vencedora da prova por cinco vezes, a Russa Svetlana Mironova, a britânica Catherine Taylor, a Canadiana Emily Kemp, a Ucraniana Nadiya Volynska, a Finlandesa Marika Teini ou a bielorussa Anastasia Denisova. Na participação masculina, os destques vão para os noruegueses Olav Lundanes e Magne Dæhli, os suecos Gustav Bergman e Albin Ridefelt, os franceses Thierry Gueorgiou – vencedor do POM por cinco vezes, a última no ano passado – Frédéric Tranchand e Lucas Basset ou ainda para o ucraniano Oleksandr Kratov.

O reflexo da importância da prova faz-se já sentir na hotelaria da região que apresenta já taxas de ocupação de quase 100%; Fernando Costa, um dos responsáveis da organização, refere que “O Portugal O’ Meeting vai provocar um enorme incremento na economia regional”, e que, além da hotelaria, a prova tem grande impacto em “toda a economia local, da restauração ao pequeno comércio”.

A organização está a cargo do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e da Federação Portuguesa de Orientação e do programa fazem parte duas etapas de Distância Média, nos dias 25 e 27, duas etapas de Distância Longa, nos dias 26 e 28, um Sprint noturno, igualmente no dia 25, e ainda uma etapa de Orientação de Precisão, na tarde do dia 26.

As quatro etapas de floresta são pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2017. A etapa do dia 27 de fevereiro – a antiga “Norte Alentejano O' Meeeting” – é pontuável para o ranking da Federação Internacional de Orientação.

O desenho dos mapas é da responsabilidade de Tiago Aires e Raquel Costa, especialistas da modalidade e atletas campeões de Trail Running.

 

Fotografia de Joaquim Margarido

Artigos relacionados

Mais carne, menos leite na pecuária do Alto Alentejo

Redação Alentejo

Queda na criação de empresas em agosto atinge Évora com recuo de 16%, o terceiro pior desempenho do País

Redação Alentejo

VARANEGRA 100% Alentejano vence ouro e prémio de melhor presunto

Redação Alentejo

E-REDES vai oferecer 144 veículos usados a organizações que trabalham com a população

Redação Alentejo

Delta Cafés lidera ranking das marcas mais memoráveis

Redação Alentejo

Prometia o maior centro europeu de canábis medicinal em Beja — terminou em insolvência

Redação Alentejo