31 Março 2019      09:52

Está aqui

Alentejanos correm a maratona na Coreia do Norte

Há três alentejanos que irão correr, na próxima semana, a maratona de Pyongyang, a capital da Correia do Norte.

Ezequiel Lobo – conhecido no meio do atletismo por Ezi – é atleta do Clube de Atletismo de Viana do Alentejo (CAVA) e será um dos representantes nacionais nesta prova, junto com dois colegas de equipa.

Ezi tem 45 anos e é profissional da Polícia de Segurança Pública, sendo atleta e cofundador do CAVA, em Viana do Alentejo.

Após a resolução de várias fases de burocracia – relembramos que a Coreia do Norte vive num sistema ditatorial liderado por Kim Jong-Un – Ezi e os colegas de equipa lá conseguiram ser autorizados a correr esta prova desde que cumpram todas as formalidades, regras, exigências, protocolos e itinerários.

Como revela o atleta à RUNning, não poderão sair do hotel e para treinar antes d aprova terão que fazê-lo no parque de estacionamento; estarão também limitados a terminar a prova em 4 horas, tempo limite para encerrar o estádio onde termina a prova, os atletas que não terminarem serão recolhidos pela organização.

Mais uma imposição do sistema norte-coreano é a não permissão para a utilização de relógio com GPS, uma ferramenta indispensável no controlo do ritmo, distância e do tempo.

Outro desafio será o da alimentação e que obrigará os atletas a levarem alguns alimentos não perecíveis, mas nada que impeça Ezi de sonhar com o pódio, esperando que no próximo dia 11, quando regressar, traga uma medalha na bagagem.

 

Fonte runningmag.pt

Imagem do Facebook do atleta

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão