Por Joana Casca
João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, já assinou com a empresa a que foi atribuída a obra para a construção de um núcleo museológico no interior do Castelo o auto de consignação que marca o arranque dos trabalhos.
A remodelação e amplificação de um edifício no interior do Castelo de Alandroal, assim como os arranjos na parte exterior e no jardim associado ao imóvel, vão dar origem a um núcleo museológico, o primeiro do concelho, dedicado à história e arqueologia do concelho. Este espaço contará com um jardim exterior e uma cafetaria.
Em comunicado, a autarquia revelou que o investimento total ronda os 612 mil euros, dos quais cerca de 307 mil euros, são financiamento comunitário, adquirido através do programa regional Alentejo 2020.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente do município revela que o objetivo é criar primeiro núcleo museológico no concelho. “Por estranho que pareça, não temos um único núcleo museológico no concelho do Alandroal. Temos um projeto para desenvolver vários núcleos, mas este é o primeiro”, destacou.
O prazo de execução das obras é de um ano. De acordo com a autarquia, “este investimento insere-se na prioridade definida em 2017 pelo atual executivo para a reabilitação e valorização do património construído no concelho”.
Pretende-se que esse mesmo património se assuma “como âncora para a dinamização económica e atração de investimento privado, com destaque para os três castelos de Alandroal, Juromenha e Terena, elementos centrais e marcantes dos três núcleos históricos das três vilas do concelho”.
Em comunicado, João Grilo, diz que o objetivo é “mostrar um pouco dos achados arqueológicos que foram feitos no concelho, dar a conhecer aquilo que é o Endovélico e fazer com que quem não conhece o Alandroal saia deste museu a conhecê-lo um pouco melhor”.
É em São Miguel da Mota, no concelho de Alandroal, que se situa o único local de culto conhecido do Deus Endovélico (conhecido como o Deus da medicina e da segurança), que tinha forte expressão na Lusitânia Romana.
Realiza-se no dia 10 de setembro (sábado) pelas 19h, no Outeiro de São Miguel da Mota (Concelho de Alandroal) uma celebração do culto endovélico e Evocação a Viriato, Herói Lusitano, com entrada livre.
O Culto ao Deus Endovélico tem mais de 2000 anos e faz parte da Identidade Cultural da Raia Alentejana. Este Deus, provavelmente Proto-histórico, está muito ligado à Ribeira de Lucefécit e à Vila de Terena.
A Câmara Municipal avança ainda que está também em curso “um investimento superior a 5 milhões de euros no restauro e conservação das muralhas da Fortaleza de Juromenha, que abrirá caminho a um investimento”, ao abrigo do Programa Revive. Está também a ser preparado um projeto que visa intervenções no Castelo e centro histórico da vila de Terena.
Imagem de wikimedia .org
