18 Fevereiro 2019      17:19

Está aqui

9 Confrarias alentejanas em encontro gastronómico e vínico em Évora

Se é admirador da gastronomia e vinhos alentejanos, este evento tem o maior interesse. Falamos do III Encontro das Confrarias Enogastronómicas do Alentejo, que vai decorrer a 23 de fevereiro em Évora e que, para além de uma conferência em torno da sua importância para o desenvolvimento local e regional, que decorre nas instalações da CCDRA, inclui um almoço de partilha onde cada Confraria apresenta um conjunto de iguarias que serão partilhadas por todos, no Monte Alentejano do Rossio de S. Braz.

E para ser possível ter uma ideia do que vai ser este almoço partilhado bastará ver as confrarias envolvidas: Confraria Gastronómica do Alentejo, Confraria dos Enófilos do Alentejo, Confraria da Moenga, Confraria Gastronómica de Sousel, Confraria Gastronómica do Alto Alentejo, Confraria dos Enófilos do vinho da talha, Confraria Vínica do Alentejo, Confraria dos saberes das artes e dos sabores e Confraria Gastronómica do porco alentejano.

A sua missão é a da preservação de hábitos, costumes, saberes e tradições alimentares que historicamente caracterizam uma região, mas que naturalmente se adaptam e evoluem em função das necessidades e sinais dos tempos. Fieis aos seus desígnios - a defesa, promoção e divulgação da culinária, dos produtos e das práticas gastronómicas e enológicas tradicionais, as Confrarias apresentam-se como os garantes da conservação e transmissão às gerações vindouras desse património cultural, material e imaterial.

Ora, ciente desta importância cultural e que valoriza o Alentejo, a Provedoria da Confraria Gastronómica do Alentejo, no âmbito das comemorações do seu 25º Aniversário, decidiu convidar as confrarias sediadas em Évora para a organização conjunta do III Encontro de Confrarias Enogastronómicas do Alentejo. Assim, em parceria com a Confraria dos Enófilos do Alentejo e a Confraria da Moenga foi constituída a Comissão Organizadora do  Encontro.

 

Imagem de capa de noticiasaominuto.com

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

 

 

 

 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.