15 Março 2015      15:48

Está aqui

Eclipse parcial do Sol em Portugal: uma explicação muito simples!

No próximo dia 20 de Março de 2015, em Portugal, observar-se-á um eclipse solar. Este fenómeno resulta da ocultação do Sol pela interposição da Lua.

O eclipse do Sol ocorre quando a Lua está perfeitamente alinhada entre a Terra e o Sol; a sombra e a penumbra da Lua projectam-se deste modo na Terra e esconde o Sol. O eclipse do Sol ocorre na fase de Lua Nova (lua não visível para os observadores).

Não ocorrem eclipses todos os meses porque o plano da órbita da Lua relativamente ao plano da órbita da Terra apresenta um ângulo de cinco graus.

No dia 20 de Março de 2015, em Portugal, a Lua não tapa por completo o Sol (aproximadamente 30% do disco solar será observado em Portugal – só observamos, deste modo, 70% do Sol tapado!). Um eclipse deste tipo é designado de parcial. A figura seguinte ilustra a região do globo onde o eclipse é parcial ou total e as respectivas horas durante o qual o fenómeno ocorre.

A razão de observarmos um eclipse total ou parcial (também existem anulares) resulta do local onde o observador se encontra e da distância entre os três astros (Terra-Lua-Sol).

A figura seguinte mostra-nos uma sequência de imagens (figura extraída da Internet) para um local onde o eclipse é total.

Quando ocorre um eclipse total a duração máxima da totalidade (quando o dia fica noite e a temperatura desce ligeiramente), é inferior a dez minutos.

Em Portugal, o eclipse é parcial e a sequência de imagens seguintes mostra-nos o que iremos observar (embora mais pronunciado!).

No site da NASA é possível verificar quando ocorrem os próximos eclipses na Europa e no resto do mundo.

A observação de um eclipse do Sol requer cuidado especial, uma vez que os nossos olhos são uns órgãos muito sensíveis! Há várias formas de o observar, embora deixe aqui apenas dois exemplos mais simples e sugira uma pesquisa na Internet a fim de observarem este magnífico espectáculo:

  1. Adquirir uns óculos especiais (na farmácia!?);
  2. Construir um dispositivo como o apresentado na figura

(Imagem obtida a partir da Internet)

Boa observação!

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.