Está aqui

Artigos publicados

O PODER AMPLIADOR DE UM TELESCÓPIO

Quando falamos com alguém sobre telescópios, a primeira questão que nos levantam é, "quantas ampliações é que consegue com o telescópio?".

Uma outra situação, também relacionada com ampliações, é a publicidade enganosa (de um certo ponto de vista!), quando na secção dos brinquedos, as caixas dos telescópios apresentam ampliações exageradas …

NEWTONIANOS VERSUS REFRATORES

A propósito da minha participação, no passado dia 4 de Junho de 2016, no AstroCoruche, resolvi escrever um pequeno artigo sobre telescópios e o poder ampliador dos telescópios (próximo artigo).

A invenção do telescópio é associada a um fabricante de lentes do século XVI, de nome Lippershey. A sua aplicabilidade à ciência deve-se a Galileu, quando o usou na observação de Júpiter (e suas luas), ao Sol, …!

Galileu criou diversas versões de telescópios mas todos refractores. A criação do telescópio reflector, deve-se a Newton.

ATMOSFERA TERRESTRE EM MEIA DÚZIA DE LINHAS

A atmsofera terrestre está para o planeta Terra como a casca de uma maçã para a maçã.  Conforme já referi numa artigo anterior, a atmosfera é essencialmente constituída por azoto (N2), oxigénio (O2) e um conjunto de outros gases como o dióxido de carbono (CO2), xénon (Xe), árgon (Ar),…

A atmosfera encontra-se dividida em várias regiões (camadas) que reflectem a variação de temperatura causadas pelas reacções químicas que aí ocorrem, bem como com a respectiva composição.

ELIXIR DA JUVENTUDE

Imaginemos que o Joaquim, nome fictício de um aluno, é pouco interessado pela escola, pelo que resolve ficar na cama com alguma frequência! O seu irmão Luís, pelo contrário, tem uma postura diferente e não falta um único dia!

Como professor, deixo aqui dois fortes argumentos para todos os alunos seguirem o exemplo da postura do Luís:

Argumento 1: O Luís aprende conteúdos novos todos os dias; Diz o velho ditado que : “ O saber não ocupa lugar”.

POR QUE RAZÃO É A NOITE ESCURA? UM PARADOXO!

Por que razão é a noite escura? Se saíssemos em busca de uma resposta para esta questão, a maioria das pessoas inquiridas diria qualquer coisa como: “porque o sol põe-se...”.

A resposta anterior está correcta de um certo ponto de vista, contudo, se queremos uma resposta mais elaborada, teremos que pensar um pouco mais!

O Sol é a estrela que sustenta a vida na Terra. É uma estrela igual a tantas outras existentes no nosso Universo e a cada instante transforma a sua massa (essencialmente hidrogénio) em energia (luz), segundo a equação mais famosa do século passado (E = mc2).

VÉNUS VS. TERRA

No decorrer das últimas décadas ocorreram progressos consideráveis no conhecimento da formação dos planetas, das suas luas e das atmosferas planetárias, esforço conseguido através das inúmeras simulações computacionais, bem como das sondas espaciais que se tem enviado.

O Sol, os planetas (e respectivas luas), bem como as suas atmosferas terão sido formados há cerca de 4.5 mil milhões de anos a partir de uma nebulosa (gás e poeiras).

ESTRELAS AGLOMERADAS

Os enxames globulares são aglomerados de estrelas gravitacionalmente ligadas, de forma esférica, com baixas metalicidades, idades bastante avançadas e com densidades estelares típicas da ordem de 100 a 10 000 estrelas por parsec cúbico.

CUBOS DE GELO

Coloca umas pedras de gelo num copo e enche-o com a tua bebida preferida até perfazer a capacidade máxima do copo. Uma pergunta interessante a fazer é o que acontecerá a todo o conteúdo do copo após o gelo derreter: Transbordará a bebida do copo, ou simplesmente o sistema COPO+BEBIDA ficará inalterado?

A maioria das pessoas dirá que a conteúdo (líquido) sairá do copo, mas estão profundamente erradas! Vejamos a explicação desta situação, cuja resposta reside na densidade da água.

MAS AFINAL O QUE É A RADIOACTIVIDADE?

Todos os objectos à nossa volta são constituídos por pequenas partículas a que os químicos chamam átomos.

SOMOS VELHINHOS!

Imaginemos que o Joaquim nasceu há dez anos. Se lhe perguntar a idade, dir-me-á que tem dez anos.

Mas será essa a sua verdadeira idade? Do ponto de vista biológico, sim! De um ponto de vista físico, não! Confuso? Vejamos a verdadeira realidade subjacente a uma questão que parecia tão simples…

Páginas