14 Abril 2015      16:02

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15 DICAS PARA BOAS REUNIÕES DE NEGÓCIOS

Existem várias maneiras de garantir que a sua próxima reunião de negócios seja um sucesso.

Para começar, causar boa impressão é fundamental. Para além dos cuidados a ter na indumentária, que tem de estar impecável, há outros cuidados que deve ter quando chegado ao local do encontro de negócios.

Eis quinze dicas que podem ajudar.

1.       Chegue sempre 10 minutos antes da hora marcada. Não corre o risco de chegar atrasad@ e sempre tem tempo para se ambientar ao local.

2.       Tenha consciência que está em exibição perante todos assim que entra no local onde vai reunir, ainda antes da reunião.

3.       Tenha cartões de visita no bolso, de preferência numa caixa para cartões de visita. Nada como um cartão de visita interessante e com ar de que acabou de sair da gráfica. O seu cartão de visita fala por si.

4.       Estude antecipadamente onde vai pendurar o casaco.

5.       Esqueça os pedidos especiais se lhe perguntam se quer um café ou uma água. Expressos duplos, ou meias de leite estão fora de questão.

6.       Não coma, não beba, fume ou mastigue pastilhas enquanto faz compasso de espera dentro do edifício, antes de entrar na reunião.

7.       Se lhe estenderem a mão para @ cumprimentar enquanto espera levante-se sempre, responda ao cumprimento, mantendo sempre contacto visual com quem se lhe dirige e um sorriso.

8.       Sempre que chegue a uma sala de reuniões onde estão vários participantes, procure apertar a mão em primeiro lugar à pessoa com posição hierárquica mais elevada.

9.       Nunca de sente antes que @ convidem a sentar e depois de sentado coloque a sua pasta no chão, encostada à sua cadeira.

10.   Nunca brinque ou manuseie qualquer objecto que esteja em cima da mesa de reuniões, a menos que tenha autorização para isso. Se está nervos@, procure algum objecto na sua pasta para o efeito.

11.   Se lhe cabe começar a reunião, tenha a sua agenda preparada de forma a que seja rapidamente partilhada com os outros. E não leve mais do que 3 minutos para chegar ao centro da questão.

12.   Se o seu anfitrião tiver que atender uma chamada enquanto estiver a decorrer a reunião, ofereça-se para sair da sala.

13.   Não estenda a reunião para além do razoável. Cumpra o seu tempo ou arrisca-se a que lhe cortem a palavra.

14.   Despeça-se do seu anfitri@ com um aperto de mãos.

15.   E agradeça à recepcionista quando sair.

 

Envie-nos as suas sugestões ou observações. Quem sabe se não as incluiremos no próximo trabalho. Bons negócios.

Imagem daqui.

 

Este artigo foi adaptado do original que se encontra aqui , com a colaboração da agência de comunicação:

 

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