Está aqui

fado

Alentejo World Heritage Festival regressa em junho

A edição deste ano do Alentejo World Heritage Festival, que se realiza no final do mês de junho numa vila do concelho de Montemor-o-Novo, propõe juntar o fado à música cabo-verdiana e o cante alentejano à música lírica.

Este festival vai “continuar a respeitar o conceito” promovido em 2023, que passava por “pôr em diálogo as expressões musicais [reconhecidas como] Património Cultural Imaterial da Humanidade”, disse David Lopes, da organização, à agência Lusa.

Carminho e Ricardo Ribeiro atuam no Festival de Fado de Estremoz

Os fadistas Carminho e Ricardo Ribeiro vão estar em destaque na 3.ª edição do Festival de Fado de Estremoz, que tem início no próximo domingo (05), e termina a 01 de junho, fez saber o município, segundo a agência Lusa.

De acordo com o município, responsável pela organização da iniciativa, “o maior festival de fado do Alentejo” tem direção artística de José Gonçalez e passa por todas as freguesias do concelho. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

Odemira recorda Amália Rodrigues com diversas iniciativas

No próximo sábado (07), o concelho de Odemira volta a recordar Amália Rodrigues, através de diversas atividades, como visitas guiadas à casa da fadista, um espetáculo de fado, uma homenagem e uma missa campal, revelou o município.

Estas atividades formam o programa de uma nova edição da iniciativa “Odemira recorda Amália”, promovida pela Fundação Amália Rodrigues em colaboração com o município de Odemira para recordar a artista que, nos anos 70, construiu, em Brejão, freguesia de São Teotónio, uma casa de férias, noticia a agência Lusa.

Alentejo World Heritage Festival acontece este fim de semana

A primeira edição do Alentejo World Heritage Festival, que irá juntar o Cante Alentejano, o Fado e o Flamenco, vai realizar-se nos dias 25, 26 e 27 de agosto no concelho de Montemor-o-Novo.

De acordo com o jornal Planície, ao longo destes três dias, a vila de Cabrela será o palco para um diálogo entre as três principais tradições musicais da Península Ibérica reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o Cante Alentejano, o Fado e o Flamenco.

Alentejano Buba Espinho leva fado à América Latina

A iniciativa Festival Fado vai levar Marisa e Buba Espinho a nove cidades latino-americanas, naquela que é “a maior digressão de sempre” nesta região, contando ainda com a atuação de Camané e Mário Laginha.

De acordo com a organização, citada pelo Portal do Fado, a programação do festival inclui ainda a exibição do filme “Fado” (2013), de Sofia de Portugal e Aurélio Vasques, a conferência “Saudades de Terra Firme”, pelo editor discográfico David Ferreira, e a exposição “Fado e o Mar”, organizada pelo Museu do Fado.

Grândola: Concerto de Gisela João nas Comemorações do Dia do Concelho

Gisela João, uma das grandes vozes da nova geração do fado, é o grande destaque do programa deste ano das Comemorações do Dia do Concelho em Grândola, atuando no próximo dia 21 de outubro, às 22:00, no Cine Granadeiro Auditório Municipal.

O município avança que este espetáculo vai centrar-se no álbum «Aurora», editado no ano passado e caracterizado por um registo intimista e pessoal. Contudo, é expectável que outros dos êxitos de Gisela João, que já foi distinguida com vários prémios ao longo da sua carreira, também sejam relembrados, esperando-se ainda mais algumas surpresas.

Museu Berardo promove uma conversa sobre vinho com fado

O Museu Berardo Estremoz vai receber, na próxima sexta-feira, às 21:30, uma iniciativa que inclui uma conversa sobre vinho com fado.

De acordo com a agência Lusa, a informação é avançada pela Câmara Municipal de Estremoz, que adianta que vão participar no evento o historiador José Calado, a fadista Gisélia Silva e o guitarrista David Ferreira.

Segundo o município, num espetáculo “diferente, intimista, mas interativo”, com entrada gratuita, José Calado conta a história e as curiosidades do vinho alentejano, fazendo pausas para dar lugar ao fado.

 

Richie Campbell atua em Mértola nas Festas da Vila

As festas vão regressar a Mértola, entre os dias 17 e 26 de junho, no Castelo e no tradicional palco junto ao Guadiana (no cais do Rio). Richie Campbell atua a 24 de junho, quando se assinalam a Noite de São João e o feriado municipal.

Ao longo de 7 dias, vão passar por Mértola diversos artistas, como Moullinex (17 de junho, Castelo da Vila), Alcoolémia (23 de junho, cais do Guadiana), Richie Campbell (24 de junho, cais do Guadiana), Mickael Carreira (25 de junho, cais do Guadiana).

Beja acolhe festival multicultural que junta fado e flamenco

O Festival multicultural Terra Mágica vai decorrer em Beja, entre 2 e 4 de junho, unindo vários géneros musicais, do fado ao flamenco.

De acordo com o Jornal de Notícias, o fadista português Ricardo Ribeiro e o músico espanhol Duquende, nome grande do flamenco, vão abrir a primeira edição do Festival Terra Mágica – Al-Mutamid, O Primeiro Alentejano.

Fado integra programação dos 100 anos do teatro de Estremoz

As comemorações do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, vão contemplar diversos espetáculos de fado, que culminam com a atuação do fadista Camané.

De acordo com a Câmara Municipal de Estremoz, citada pela agência Lusa, o Teatro Bernardim Ribeiro é propriedade do município e um dos ex-libris da cidade alentejana, razões que levaram a autarquia a preparar uma “programação especial”, a decorrer ao longo de 2022, para assinalar os 100 anos da principal sala de espetáculos do concelho.

Páginas