Está aqui

Curiosidades

Castro Verde abre inscrições para voluntariado jovem

A Câmara Municipal de Castro Verde tem a decorrer as inscrições para jovens voluntários no âmbito do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2024, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos.

Em comunicado, o município refere que se associou a este programa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) pelo segundo ano consecutivo.

O projeto, denominado “Juventude Verde”, vai decorrer entre 1 de julho 11 de setembro de 2024, contemplando uma ocupação diária de 5 horas. O valor diário atribuído pelo IPDJ é de 13 euros.

Quinta do Paral abre hotel de charme na Vidigueira

Um hotel de charme abriu portas numa casa senhorial do século XIX, localizada no concelho de Vidigueira, por iniciativa do produtor vitivinícola Quinta do Paral.

Segundo a agência Lusa, a nova unidade hoteleira, denominada Boutique Wine Hotel da Quinta do Paral, é constituída por 22 quartos e tem a chancela da comunidade Leading Hotels of the World.

O empreendimento possui três espaços gastronómicos, piscina, centro de fitness e uma sala de congressos e eventos, além de áreas verdes e cursos de água, entre outras comodidades.

Herdade da Malhadinha Nova em Beja considerada Melhor Alojamento Turístico

Já são conhecidos os vencedores da 8.ª edição dos Prémios AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que distingue empresas, instituições, estabelecimentos, regiões, eventos, produtos, serviços e profissionais dos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística em Portugal.

Dentro das categorias votadas pelo público, a Herdade da Malhadinha Nova ganhou o prémio de Melhor Alojamento Turístico.

Politécnico de Beja abriu as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O Instituto Politécnico de Beja abriu as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP), para o ano letivo 2024/25, até 19 de julho, num processo simplificado através de candidaturas on-line. Podem candidatar-se titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, os que tenham sido aprovados nas provas dos maiores de 23 anos realizadas para o curso em causa, bem como ps titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET) ou de um diploma de técnico superior profissional (CTeSP).

Estremoz exibe contributo das mulheres pela liberdade e justiça social

A Biblioteca Municipal de Estremoz vai receber, entre 2 de julho e 1 de agosto, a exposição itinerante Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas, no âmbito do programa de comemorações "50 anos em Liberdade: comemorações do 50° aniversário da Revolução de Abril de 1974".

Governo cede terreno para construção da Escola de Saúde da Universidade de Évora

Luís Montenegro, primeiro-ministro

O Governo autorizou a atribuição do direito de superfície de um terreno do Estado, junto ao futuro Hospital Central do Alentejo, em Évora, para a construção da Escola de Saúde da universidade local, anunciou o primeiro-ministro.

O anúncio foi feito pelo chefe do Governo, Luís Montenegro, num discurso proferido durante a cerimónia de inauguração do projeto de ampliação do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

Motorpor leva MG para Évora

O portfólio de marcas representadas pelo Grupo Motorpor recebeu no dia 20 de junho, uma nova insígnia automóvel. Trata-se da icónica MG e a sua gama de veículos está agora disponível nas instalações do Grupo em Évora, estendendo-se a área de influência da concessão a todo o distrito alentejano.

Fórum Artes e Ofícios 2024: Odemira com programa dedicado ao saber-fazer

Já arrancou o Fórum Artes e Ofícios 2024: "Transmitir o Fazer", em Odemira. Depois do sucesso da passagem pelos Açores, no ano passado, o concelho alentejano é agora a geografia perfeita para um conjunto de actividades que, durante os meses de Junho e Julho, colocam no centro do debate, da prática e da criação a aprendizagem através da prática manual, a valorização das artes e ofícios vernaculares e a importância da transmissão do conhecimento artesanal e o seu impacto sociocultural e económico na promoção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.

Partilhar as redes sociais

Tudo começou há uns anos atrás, a culpa foi da invenção dos computadores e da internet, posteriormente.

Foi, é e será a invenção que, diria de forma meramente especulativa, que mudou o mundo a seguir à roda. Mas isso sou eu que não sou especialista e para fortes argumentos científicos baseados na enciclopédia de La Palisse (quase tão conhecida como a Brittanica) o melhor local para expor esses conhecimentos são as redes sociais. Aí sim, todo o conhecimento escondido floresce e propaga-se, como uma erva daninha, mas no bom sentido claro.

Cadeia Velha de Nisa transforma-se em Casa das Memórias

A antiga Cadeia Velha de Nisa foi requalificada para se transformar na Casa das Memórias, um novo espaço cultural que está integrado na estratégia de valorização do centro histórico da vila alentejana.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o município de Nisa explica que a inauguração deste novo equipamento cultural, instalado na antiga Cadeia Velha e também numa “grande casa adjacente”, vai decorrer no sábado, a partir das 19:30.

Páginas