Está aqui

Ambiente

Posta ação em tribunal contra Linha de Muito Alta Tensão no Alentejo

A Associação ProtegeAlentejo interpôs uma ação em tribunal para tentar impugnar a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) da Linha de Muito Alta Tensão do projeto da central fotovoltaica Fernando Pessoa, no concelho de Santiago do Cacém.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a associação revelou que a ação administrativa que visa impugnar a DIA emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente deu entrada, no passado domingo, no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Beja.

Chuva e trovoada ativam aviso amarelo no Alentejo na sexta-feira

Todo o território de Portugal continental vai estar amanhã, sexta-feira, sob aviso amarelo por causa da chuva e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Portalegre, Beja e Évora vão estar sob aviso amarelo amanhã, por causa da precipitação e trovoada.

Este aviso amarelo estende-se, em alguns casos, até às 21:00 de sexta-feira.

Ceifa de aveia no Baixo Alentejo salvaguarda aves estepárias

A ceifa de aveia em zonas de apoio rural no Baixo Alentejo, autorizada desde dia 17 de junho, decorre “em linha” com “os períodos acordados em anos anteriores”, existindo medidas de salvaguarda das aves estepárias.

A informação é adiantada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que, em comunicado citado pela Lusa, referiu que, normalmente, a data de autorização de ceifa de aveia “dos aderentes do apoio zonal de Castro Verde, Vale do Guadiana, Piçarras e Cuba”, no distrito de Beja, ocorre “no início da segunda quinzena de junho”.

Ceifa de aveia irá “chacinar” abetardas e águias-caçadeira

A ceifa de aveia, autorizada a partir de hoje, segunda-feira, nas Zonas de Proteção Especial (ZPE) para preservação de aves estepárias, vai causar uma “chacina” de pequenas crias de abetarda e águia-caçadeira.

Baixo Alentejo e Huelva vão criar Geopark Mundial da UNESCO

Os municípios de Mértola, Serpa, Moura e Barrancos, em parceria com os “ayuntamientos” das regiões da Serra de Aracena e Picos de Aroche e da Bacia Mineira, em Huelva, viram aprovadas as ações para candidatura a Geopark Transnacional Mundial da Unesco.

De acordo com o município de Mértola, Rosinda Pimenta, vice-presidente da autarquia de Mértola, afirmou que “esta iniciativa irá promover o desenvolvimento sustentável, a conservação do património geológico e cultural, enfrentar o desafio demográfico e promover o empoderamento das comunidades locais”.

Redondo celebra Solstício de Verão com caminhada noturna na Serra d'Ossa

A caminhada noturna de 2024, dedicada ao Solstício de Verão, está prestes a acontecer, oferecendo uma experiência única para os amantes da natureza e do céu noturno. Este evento especial terá lugar no dia 21 de junho, uma sexta-feira, pelas 21h30, no encantador Vale das Almas, na Serra d'Ossa. Esta localização privilegiada permite uma observação fantástica do céu noturno, uma oportunidade imperdível numa região que merece ser mais valorizada pelo seu património natural.

Estação Náutica de Moura promove batismos de mergulhos nos meses de verão

A Câmara Municipal de Moura, através da Estação Náutica de Moura – Alqueva, em colaboração com a Associação Bandeira Azul e com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura, vai promover batismos de mergulhos, na Praia do Lago, nos meses de verão.

Porto de Sines: PAN apela ao fim do transporte de animais vivos por via marítima

A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, apelou ao fim do transporte de animais vivos por via marítima considerando ser fundamental que Portugal siga o exemplo de países como o Reino Unido, que proibiu esta atividade.

“É fundamental que os cidadãos estejam consciencializados para a importância do fim do transporte de animais vivos por via marítima, tal como fez já o Reino Unido”, disse à agência Lusa Inês de Sousa Real.

Turismo do Alentejo e Ribatejo aposta nas áreas de serviços para autocaravanas

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo vai “intensificar a promoção” da Rede de Áreas de Serviços para Autocaravanas existente no território, que já totaliza 19 espaços, divulgou o organismo.

Segundo a ERT, vai ser desenvolvido “um conjunto de ações de divulgação” para “atrair ao território mais amantes desta modalidade de turismo itinerante”.

Projeto que combate pragas das vinhas alentejanas ganha prémio

O InnovPlantProtect (InPP), laboratório sediado em Elvas, acaba de ver o seu projeto “AI4Leafhopper: Automatic Infestation Alert for Leafhopper using Drone Imagery” ganhar a primeira edição das candidaturas PULL do programa Horizonte Europa ICAERUS, na categoria “Agricultura, Floresta e Desafios Rurais”.

De acordo com o jornal Sul Informação, este projeto utilizará tecnologias avançadas, como drones, para controlar as infestações provocadas pela cigarrinha-verde nas vinhas do Alentejo, fornecendo de forma automática indicações espaciais e temporais do início da infestação.

Páginas