13 Setembro 2023      14:47

Está aqui

Universidade de Évora adere a cluster de energia

A Universidade de Évora (UÉ), através da Cátedra Energias Renováveis (CER), aderiu ao Battery Cluster Portugal (BATPOWER), uma associação criada para incentivar a investigação, desenvolvimento e a criação de negócios e empresas portuguesas que desenvolvam atividades relacionadas com sistemas de armazenamento de energia.

Em comunicado, a academia explica que “as baterias são uma parte estratégica da transição limpa e digital da Europa e uma tecnologia facilitadora fundamental, essencial para a competitividade europeia”.

Neste sentido, a adesão ao Battery Cluster Portugal permite a “integração numa plataforma agregadora de conhecimento e competência no âmbito dos sistemas de armazenamento de energia – baterias – tendo em vista potenciar a competitividade internacional do sector português desta tecnologia”, refere Luís Fialho, investigador da CER.

A UÉ adianta ainda que este cluster inclui outras entidades portuguesas que pretendem “investir nesta área e consolidar uma cadeia de valor”, e que a sua participação nesta iniciativa “pretende contribuir para que Portugal seja uma referência na investigação, inovação de baterias e tecnologias avançadas para armazenamento de energia”.

 

Fotografia de catedraer.uevora.pt