Tribuna Alentejo
psp
Baixo Alentejo

UM PRESÉPIO ÚNICO NO ALENTEJO

A construção do presépio é antiga tradição nacional. As raízes do presépio no Alentejo remontam por exemplo, à Idade Média, tendo atingido o seu auge no século XVIII com o Barroco. Esta expressão cultural, embora tendo decaído nas últimas décadas, tem merecido atenção da Diocese de Beja, que tem feito um esforço para preservar o presépio tradicional.

O maior reconhecimento desse esforço deu-se em 2014 quando a Diocese de Beja foi convidada a montar um presépio alentejano na Basílica de Notre-Dame de Fourviére, em Lyon, França, que acabou por receber mais de um milhão de visitantes e um galardão internacional para “Historical Cribs” (Presépios Históricos). 

Este ano a Diocese mobilizou uma equipa única e montou um presépio em pleno centro histórico de Beja. O conjunto foi projetado pelo arquitecto Ricardo Estevam Pereira e pela conservadora-restauradora Sara Fonseca e inclui peças do Paço Episcopal de Beja, do Museu de Arte Sacra de Santiago do Cacém e de outras colecções. A cortiça é proveniente de Brinches (Serpa); o musgo, de Santa Margarida do Sado (Ferreira do Alentejo); as flores e as estrelas de papel foram feitas no Museu de Sines; o desenho do equipamento coube ao Centro UNESCO para a Arquitectura e a Arte Religiosas.

O Presépio Tradicional Português integra o programa das celebrações natalícias promovidas pelo Município de Beja e é inaugurado a 8 de Dezembro, às 18h30, pelo bispo de Beja, D. João Marcos, e pelo presidente da Câmara Municipal, João Rocha.

Artigos relacionados

Hospital de Beja tem mais de 4,5 milhões para requalificação e ampliação e já pode lançar concurso público

Redação Alentejo

Mulher moldava detida pela PJ em Beja para cumprir pena por tráfico de seres humanos para exploração sexual

Redação Alentejo

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo