15 Abril 2023      19:22

Está aqui

Ser feliz

Ser feliz é uma decisão de cada dia, todos os dias. Acordar pela manhã com todos os nossos pensamentos e problemas que se prolongam da noite seguinte para esse dia que nasce, é um ritual pelo qual todos já passámos.

Em muitos dias, face aos desafios, às amarguras e às alegrias, sentimos diversas emoções, diversos sentimentos que nos assaltam ou estão presentes na nossa mente.

Ser feliz é tão difícil como conseguir ganhar o Euromilhões, há quem diga. Há sempre algo que nos falta, sentimos.

Há sempre algo que podia ser melhor, pensamos. Talvez seja esse o motor que nos recolhe a felicidade e nos leva um momento a refletir e a fazer as coisas de maneira diferente. Espelhamos, na nossa, a felicidade que vemos nos outros. Ter uma casa igual ou maior, viver no bairro ou zona x ou y. Comprar o carro a ou b. Todos estes pormenores fazem alguns felizes. Outros nem tanto, mas certamente ajudam a concretizar a felicidade.

Ser feliz é olhar o nascer do sol ainda que este tenha nuvens e seja tímido a mostrar-se. Ser feliz é sentir o por do sol, sabendo que o nascer será só o reflexo no mar ou no solo daquele sol que se escondeu para nos deixar descansar.

Na noite, ainda que escondido, o sol espreita-nos através da lua e sorri-nos, lembrando-nos que nem a noite nos deixa que a escuridão cubra todo o espaço e nos faça esquecer daquilo que é a felicidade e do que é ser feliz.

Ser feliz é olhar uma montra de doces ou gelados, ansiar para provar todos, entrar e ficar com o queixo cheio de açúcar em pó.

Ser feliz é passear pelos campos verdes sem poluição, chegar perto de um ribeiro, ao lado do qual há uma fonte que tem um cucharro. A felicidade é beber essa água fresca e saciar a sede. Ser feliz é estar hidratado.

Mas também somos 7 biliões e, certamente, a felicidade de um, não será a mesma do segundo, nem do terceiro, e por aí fora. Nesse número imenso de seres humanos, é-me impossível imaginar a felicidade de cada um e em como essa mesma felicidade contagia ou interfere na de outros.

Somos uma cadeia, uma colmeia, um sistema tão intrincado que cada ação influencia, de forma consciente ou inconsciente, o que cada um vive ou sente.

Ser feliz, acima de tudo, é procurar a felicidade em harmonia. Saber que o Sol nasce todos os dias e que, mesmo que haja chuva ou intempérie, no próximo, ou no outro, ou mesmo muitos depois, é mesmo que escondido, o sol está possibilitando a vida de toda a colmeia.

Ser feliz é respirar o oxigénio que nos deixa viver sem sugar o dos demais. Ser feliz é existir!