1 Novembro 2023      10:34

Está aqui

Rui Nabeiro homenageado a título póstumo em Badajoz

O comendador e empresário Rui Nabeiro vai ser homenageado, a título póstumo, em Badajoz, no decorrer da Fehispor – Feira de Espanha e Portugal, que decorre entre quinta-feira e domingo na cidade espanhola.

Segundo a agência Lusa, no âmbito do certame, vai estar patente a exposição “As Várias Vidas de Rui Nabeiro”, para homenagear o empresário alentejano e fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

A Fehispor vai ter lugar na Institución Ferial de Badajoz (IFEBA) e é promovida pelo ayuntamiento (município) local, que, no passado mês de junho, distinguiu oficialmente Rui Nabeiro como filho adotivo da cidade, a título póstumo.

Nesta 32.ª edição, o certame, que tem como objetivos reforçar os laços comerciais e promover as relações hispano-lusas, vai proporcionar aos visitantes, através da exposição, “um passeio” pela vida do empresário de Campo Maior.

Segundo a organização, Rui Nabeiro foi uma pessoa “extremamente relevante” e um “claro exemplo” de trabalho a favor da “aproximação e do encontro” entre portugueses e espanhóis.

De acordo com o programa divulgado pela IFEBA, esta feira comercial e empresarial, considerada uma das mais importantes feiras da Península Ibérica, vai decorrer num espaço com 10 mil metros quadrados, com a participação “cerca de 100 empresas” de Espanha e de Portugal.

No primeiro dia do certame, pelas 16:30 (hora espanhola), realiza-se a conferência intitulada “Água e Turismo”, que visa realçar o valor da água como um recurso natural “importante e significativo”, sendo um “fator determinante” no desenvolvimento da atividade turística.

Para o dia seguinte, sexta-feira, está programado o 1.º Encontro Hispano-Luso de Jovens Empresários, organizado por entidades de ambos os lados da raia.

A gastronomia, o artesanato e as artes são outras das vertentes em destaque no decorrer da feira, que inclui igualmente uma mostra dedicada ao turismo ibérico.

Recorde-se que Manuel Rui Azinhais Nabeiro, natural de Campo Maior, no distrito de Portalegre, nasceu a 28 de março de 1931 e morreu no dia 19 de março deste ano, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa.

 

Fotografia de ligacombatentes.org