18 Março 2024      08:35

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Reguengos de Monsaraz apoia jovens, natalidade e IPSS

Marta Prates, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz vai criar um banco de fraldas, ajudar o arrendamento dos jovens e atribuir um apoio extraordinário para a gestão dos lares de idosos do concelho.

Em comunicado, a autarquia explica que o objetivo destas medidas é “apoiar a natalidade, a fixação e a melhoria da qualidade de vida dos jovens residentes no concelho e ajudar nas despesas de funcionamento das estruturas residenciais para pessoas idosas, contribuindo para uma maior coesão social”.

Assim, o Banco de Fraldas visa “auxiliar as famílias residentes no concelho de Reguengos de Monsaraz, com a atribuição de um apoio financeiro máximo de 100 euros para reembolso das despesas com as fraldas durante o primeiro mês dos bebés, mediante a apresentação dos documentos comprovativos desses gastos”.

Qualquer “um dos progenitores ou quem tiver a guarda do bebé” pode beneficiar deste apoio, devendo os interessados “apresentar as despesas até ao final do sexto mês após o nascimento do bebé”.

Quanto ao arrendamento, o município “vai atribuir 30 apoios ao arrendamento no valor de 500 euros por ano cada um”, devido “ao aumento das rendas e à dificuldade de acesso a habitação pelos jovens”.

“Podem beneficiar desta ajuda os jovens ou jovens casais entre os 18 e os 35 anos de idade, ou com média de idades até aos 35 anos, que sejam arrendatários de imóveis privados para fins habitacionais no concelho de Reguengos de Monsaraz”, acrescenta a mesma fonte.

Segundo o município, esta medida está integrada no regulamento da Missão Mais pelos Jovens, que definiu apoios sociais, à natalidade, ao empreendedorismo e emprego, para a educação e formação, à habitação e na saúde.

Além disso, a autarquia vai também ajudar as Instituições Particulares de Solidariedade Social que dispõem de estrutura residencial para pessoas idosas, “com a atribuição de um apoio financeiro extraordinário de mil euros para as respetivas despesas de funcionamento”.