15 Maio 2024      09:56

Está aqui

Praia fluvial de Monsaraz tem “Qualidade de Ouro” pelo terceiro ano consecutivo

A praia fluvial de Monsaraz foi, pelo terceiro ano consecutivo, distinguida pela Quercus com o galardão “Qualidade de Ouro”, devido à qualidade da água balnear, o que faz com que esta praia tenha hasteada a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024 no decurso da época balnear, que começa a 01 de junho e termina a 22 de setembro.

Na região alentejana, a Quercus atribuiu a distinção de “Qualidade de Ouro” a três praias interiores, tendo esta organização não governamental da área do ambiente reconhecido a qualidade da água a 356 praias do país, através da realização de análises nos laboratórios das administrações das regiões hidrográficas com o objetivo de “garantir maior rigor e segurança aos banhistas”, escreve o município, em comunicado.

Segundo os critérios estabelecidos para a atribuição desta distinção, “a qualidade da água teve de ser excelente nas épocas balneares de 2018 a 2022 e as análises realizadas no ano passado tiveram de estar em consonância com os valores definidos na Diretiva relativa às águas balneares”, explica. Existe ainda um último critério, que passa por “não ter acontecido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia”.

A praia fluvial de Monsaraz, inaugurada no ano de 2017, tem recebido todos os anos a Bandeira Azul e, em 2019, foi também distinguida com o primeiro prémio da Praia + Acessível, atribuído no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”.

Desta forma, a praia de Monsaraz conta, este ano, com “a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024, a Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável, por ter as devidas normas de segurança e qualidade do ambiente”, destaca. Esta praia tem uma extensão de 150 metros, uma torre de vigilância e posto para os nadadores-salvadores, posto médico equipado com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para banhistas com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 automóveis, número que inclui lugares para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Os banhistas têm ainda à sua disposição bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água, existindo ainda diversos espaços destinados à venda de artigos de praia, comida rápida, gelados e bebidas. Os operadores ali presentes promovem também passeios de barco e desportos náuticos.

 

Fotografia de cm-reguengos-monsaraz.pt