Dezanove pousadas da juventude, entre elas a de Évora e Beja, vão reforçar o alojamento estudantil em cerca de 9%, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.
A informação é adiantada pelo gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto que, citado pela Lusa, refere que “o valor mensal dos quartos varia entre 200 e 300 euros por pessoa (conforme a unidade e tipologia), em quartos duplos ou múltiplos, e inclui pequeno-almoço, internet wi-fi, limpeza diária, troca de roupa de cama e atoalhados semanalmente e utilização da cozinha de alberguista”.
Além disso, sobre os valores praticados pode incidir um desconto do Cartão Jovem Europeu de 10% para quartos duplos e 20% para quarto triplo.
“Os estudantes bolseiros poderão ter um valor equivalente ao desconto de um mês para utilizar em vale de alojamento na rede de Pousadas de Juventude”, acrescenta o gabinete de João Paulo Correia.
Note-se que o programa da Movijovem integra o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior com o objetivo de apoiar jovens que ingressam no ensino superior.
O anúncio do reforço do alojamento estudantil nas pousadas da juventude surge quando se sabe que o preço médio de um quarto para estudantes ultrapassa os 400 euros em Lisboa e Porto e que a oferta privada disponível chega para menos de 10% dos jovens agora colocados nas universidades e politécnicos daquelas cidades.
Os dados são do Observatório do Alojamento Estudantil, que identifica diariamente a oferta privada de alojamento para estudantes e as rendas praticadas a nível nacional.
Fotografia de visitalentejo.pt