26 Agosto 2018      21:08

Está aqui

Portel conta a história das cadeiras de Buinho

Por ocasião de mais um Agosto em Festa na simpática e centenária vila de Portel e na magnífica Capela de Santo António, organizou o município uma pequena, mas significativa mostra de cadeiras em Buinho, uma colecção particular de António Velez, que pode ser visitada até 30 setembro.

As cadeiras são o retrato de uma época e espelham uma condição económica e social e são usadas por todos sem distinção de raça, credo ou religião, desde reis e imperadores ao mais humilde vivente humano.

As cadeiras que constituem esta mostra também elas transportam memórias de um tempo que porventura já não existe, mas que nos deixa alguma saudade.

Mas então pode uma simples cadeira despertar memórias ou acolher sentimentos?

Claro que sim... quem não se recorda daquela cadeira em Buinho em que se sentava a sua mãe ou a sua avó, à mesa ou à lareira, a conversar ou a fazer renda ou simplesmente a olhar para nós como se, na sua imobilidade, percorresse o mundo inteiro?

Pois bem é este o objeto desta pequena mostra / exposição de cadeiras de Buinho e... um excepcional Tropeço... Um tributo às nossas mães e avós a um tempo que já não existe e do qual mais não restam do que Memórias que o tempo e a vida vão esbatendo.

Se, nesta mostra / exposição um visitante, um só que seja, reconhecer a cadeira onde se sentava a sua avó e deixar escapar uma lágrima de saudade e de carinho então ela é desde já um verdadeiro sucesso.

Buinho, Schoenoplectus lacustris: A sua denominação é variável entre diferentes locais, podendo ser também conhecido como, bunho ou bonho, por exemplo.

 

CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Aberta todos os dias | 09h30 - 13h00 | 15h00 - 18h30

Imagem de capa de cargocollective.com

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.