20 Maio 2020      15:22

Está aqui

Paixão virtual - um desafio matemático

Que o mundo da internet e das redes sociais permite que muitos façam transparecer uma vida alternativa, que pouco tem em comum com a sua vida real, já não é novidade para ninguém. Mas, por incrível que pareça, este fenómeno tem reflexos semelhantes na tão odiada Matemática, permitindo que muitos daqueles que no mundo real abominam a Matemática, quando escudados pelo ecrã do computador ou smartphone, se transformem em verdadeiros apaixonados pela Matemática. Basta que uma qualquer publicação de um desafio matemático, numa qualquer rede social, anuncie algo como “Só para génios” ou “Só 2% das pessoas conseguem resolver este desafio”, para que os comentários se sucedam em catadupa com as mais diversas propostas de solução, e todos passem a acreditar na sua apetência para a Matemática.

Muitos dos desafios que surgem, nas redes sociais, cunhados como inacessíveis à maioria, consistem, simplesmente, em expressões numéricas onde figuram as quatro operações básicas (ou algumas delas). A análise atenta aos comentários, a esses desafios, revela que, de facto, a grande maioria apresenta soluções erradas, mas isso, por si só, não exclui ninguém da categoria de génio a que almejava quando se deixou tentar pelo desafio. As soluções erradas devem-se sim ao desrespeito pelas regras de precedência das operações matemáticas.

Para recordar:

  • Se considerarmos apenas as quatro operações básicas as regras indicam que devemos efectuar as multiplicações e divisões em primeiro lugar e só depois as adições e subtrações.
  • A presença de parêntesis altera as prioridades, passando a resolver-se em primeiro lugar o que surgir dentro de parêntesis.
  • Se incluirmos a potenciação (expoentes), esta será a primeira operação a efectuar.
  • Entre operações de igual prioridade, os cálculos efectuam-se da esquerda para a direita.

 

Para nunca mais esquecer: PEMDAS

P - Parêntesis

E - Expoentes

M/D – Multiplicação e divisão

A/S – Adição e subtracção

 

Para treinar:

Qual o valor da seguinte expressão algébrica?

4 + 5 x 3

a) 29     b) 45     c) 19     d) nenhuma das anteriores

 

 

Para brilhar:

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.