31 Janeiro 2024      11:01

Está aqui

Odemira propõe mais de 40 eventos desportivos durante o ano

O município de Odemira acaba de anunciar o seu calendário de eventos desportivos que serão realizados ao longo de 2024, “a par dos programas municipais regulares e da competição federada”.

Em comunicado, a autarquia explica que o objetivo é “promover e incentivar a prática desportiva e estilos de vida saudáveis, tendo por base o lema ‘Melhor Desporto, Melhor Saúde’”.

Assim, entre janeiro e dezembro serão realizados mais de 40 eventos desportivos no concelho de Odemira, descentralizados em várias freguesias e promovidos pelo município ou em parceria com clubes, juntas de freguesia e entidades regionais.

Fazem parte desta calendarização diversas caminhadas (do programa Pegadas no Mira e caminhadas temáticas), assim como a Taça Concelhia de BTT (com cinco provas), eventos de natação, atletismo, andebol, canoagem e pesca, bem como provas no âmbito do Desporto Escolar.

No âmbito da promoção da saúde, a autarquia, que integra a Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis, tem realizado várias ações em parceria com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), numa estreita articulação entre Desporto e Saúde.

Além dos eventos, o município irá promover ainda programas regulares de incentivo à prática desportiva, com incidência em grupos ou faixas etárias específicas, nomeadamente Infância Ativa (Programa Municipal de Promoção da Atividade Física para Crianças no Pré-escolar), Férias Desportivas (Promoção e Dinamização de Atividade de Verão para Crianças), Viver Ativo (Programa Municipal de Atividade Física Dirigida à População Sénior), Viver Mais, Viver melhor (Programa Integrado Municipal de Prevenção Primária na Pessoa com Obesidade e Risco Cardiovascular, em parceria com a ULSLA), e a Escola Municipal de Atividades Aquáticas.

A câmara destaca ainda os diversos equipamentos pelos quais é responsável, como o Complexo Desportivo Municipal, que inclui a Piscina Municipal, Ginásio, Pavilhão Desportivo, Estádio e o Centro Municipal de Marcha e Corrida, e que registaram, em 2023, mais de 45 000 entradas.