Tribuna Alentejo
arch
Alentejo Central

Obras de arte no Lago Alqueva? Sim, será uma realidade

Integrado no projeto Erasmus +, da Comissão Europeia, a iniciativa ARCHI’Nature tornará possível o surgimento de obras de arte no Lago Alqueva, por iniciativa do Município de Reguengos de Monsaraz.

Durante dois anos, e já a partir do próximo mês, serão criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, numa iniciativa que promoverá uma dinâmica cultural envolvendo a comunidade escolar e os cidadãos.

 O objetivo da iniciativa é desenvolver um conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias que considerem a valorização da riqueza ambiental.

Além do representante alentejano e nacional, o Lago Alqueva, neste ptojeto estão também os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França).

O ARCHI’Nature pretende aliar a criatividade ao ambiente e ao bem-estar, com o urbanismo e a arte a beneficiarem o relacionamento do homem com o seu ambiente. A Iniciativa quer também fortalecer a inclusão social através das artes, promovendo uma participação inovadora e um diálogo intercultural ligando os intervenientes na área da educação com os do setor cultural e criativo.

 Para José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, “o projeto visa fortalecer a cooperação intersectorial com ênfase na criatividade, cidadania europeia e consciência cultural de todos os cidadãos. Pretende também fortalecer o sector social através das artes, promovendo a inovação participativa e procurando estabelecer diálogos interculturais”.

 

Imagem da página de facebook do festival Archinature

Artigos relacionados

Especialistas de cadastro predial e topógrafos estiveram reunidos este fim-de-semana em Évora

Redação Alentejo

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo