25 Outubro 2016      11:00

Está aqui

A MÚSICA NA CASA REAL EM VILA VIÇOSA

A Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa prepara-se para receber no próximo dia 28 de outubro, às 21h00, o recital de acordeão e violino, designado "A Música na Casa Real - As Amélianas", com Pedro Santos no acordeão e Marcos Lázaro no violino.

Pedro Santos é natural de Almada e iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos no Instituto Musical Matono com o professor Joaquim Raposo (pai do pianista António Rosado), sendo mais tarde aluno do professor Vitorino Matono com quem concluiu o curso de Acordeão com elevada classificação.

Em 1985 foi vencedor no Troféu Ibérico de Acordeão na categoria de Concertistas Juniores. Em 1989 foi vencedor do 1º Trofeu Nacional de Concertistas de Acordeão na Categoria Sénior. Em 1991 foi convidado pela Orquestra Sinfónica do Porto (a extinta Régie) para actuar num tema interpretado pelo Tenor Luciano Pavarotti no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.Em 1993 fundou o grupo Lusíada, tendo esta formação efetuado entre 1993/1997, mais de 80 concertos em vários espaços da cidade de Lisboa e arredores, nomeadamente no Centro Cultural de Belém, Teatro Aberto, Teatro da Comuna, Teatro da Trindade, Salão Nobre do Conservatório Nacional, Academia de Amadores de Musica, Museu da Electricidade, entre outros.

Leccionou em várias escolas tais como a Academia de Música Fernandes Fão (1993 a 2006), Academia de Música do Fundão (1996 a 2001), Academia de Música José Atalaya (2010-2011).

Marcos Lázaro é natural de Cascais e iniciou os estudos de música aos sete anos na classe de violino de Marie Louise Fischer e de Dov Bartov na Grundmusikschule Arlesheim na Suiça onde obtêm um 2º prémio de músicos juvenis dessa mesma instituição. Em Basileia, frequenta a Jugendsinfonie Orchester der Régio com o maestro Albert E. Kaiser realizando inúmeros concertos em toda a Suiça, Alemanha, Alsácia, Lichtenstein, Itália e Áustria.

Em 1997, regressa a Portugal onde ingressa na Escola Profissional de Música de Almada (EPMA) na classe de Inês Barata e na classe de música de câmara de Jan Schabowski. Participa no primeiro Estágio Nacional de Orquestra da APROARTE no EUROPARQUE sob direcção do Maestro Ernst Schelle. Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) onde estudou com Katchatour Amirkhanian e posteriormente com Aníbal Lima. Frequentou ainda as classes de música de câmara de Olga Prats e Irene Lima. Frequentou inúmeras Master-Classes com Zakhar Bron, Orest Shourgot, Galina Turtchninanova, Stefan Kamilarov, Sergei Kravchenko, Boris Kuniev, Jiri Tomasek entre outros.

Participa nos estágios de interpretação “Nova Musica” orientados pelo maestro Wolfgang Niessner na Universidade de Aveiro. Frequentou cursos de música de câmara com Vaclav Bernasek (Kocian Quartet) e Avidis Kouyoumdjian (Musikhochschule Wien).

Colabora regularmente como músico convidado na Orquestra da fundação Gulbenkian, Orquestra de Câmara da Sinfonieta de Lisboa, Orquestra “Pedro Àlvares Cabral”, Orquestra de Câmara de Cascais-Oeiras (OCCO) e Orquestra de Câmara da cidade de Braga. Actuou como concertino na Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) sob a direcção do Maestro e Marimbista Pedro Carneiro, e na Orquestra do Ginásio Ópera, sob direcção de Kodo Yamagishi, Nuno Dario e de Jean Sebastien Béreau.

 
O evento terá início às 21 horas, com entrada livre.
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.