Tribuna Alentejo
redondo
Alentejo Central

Municípios alentejanos e ribatejanos valorizam montado de sobro e cortiça

O município de Redondo juntou-se a 26 municípios alentejanos e ribatejanos para valorizar o montado de sobro e cortiça, é revelado em comunicado.

Segundo a Câmara Municipal de Redondo, o livro e o passaporte “Um Território a Descobrir – Montado de Sobro e Cortiça” é o resultado do projeto criado no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “Montado de sobro e cortiça”, liderado por Coruche.

Este livro e passaporte podem ser encontrados no Museu Regional do Vinho/ Posto de Turismo de Redondo, e tem como objetivo permitir que os municípes e visitantes possam “desbravar” novos caminhos, “rodeados por um ecossistema único que é habitado por um ‘cem número’ de espécies e uma riqueza natural ímpar, e a cada paragem, o registo fique carimbado com um Selo Certificado do Território de Montado de Sobro e Cortiça”.

O programa, além de “promover este recurso endógeno único no mundo”, visa ainda “estimular o turismo e valorizar as gentes e as potencialidades que cada município tem para oferecer”.

O passaporte e o livro foram entregues ao Executivo Municipal de Redondo por Carlos Abreu, do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.

Em destaque no livro estão os Municípios de Redondo, Estremoz, Arraiolos, Montemoro-Novo, Évora, Reguengos de Monsaraz, Portel, Vendas Novas, Gavião, Portalegre, Crato, Fronteira, Avis, Ponte de Sor, Mora, Sousel, Ferreira do Alentejo, Odemira, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal, Coruche, Benavente, Almeirim e Chamusca.

Artigos relacionados

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo