Tribuna Alentejo
caminhos-rurais
Baixo Alentejo

Movimento Chão Nosso denuncia destruição de caminhos rurais em Beja

O Movimento Chão Nosso denunciou a “destruição e inutilização de caminhos rurais”, outra “grave consequência resultante da instalação de culturas agrícolas intensivas no Alentejo”.

Em comunicado, citado pela Lusa, o Movimento refere que “muitos caminhos rurais que atravessam explorações agrícolas em modo intensivo encontram-se, por estes dias, completamente inutilizáveis devido à presença constante de maquinaria pesada, criando sérios constrangimentos ou mesmo o total impedimento ao seu uso, por parte das populações que habitam em meio rural que, deste modo, ficam ainda mais prejudicadas”.

Adicionalmente, é destacado que a situação “na zona de Beja, nas proximidades da aldeia do Penedo Gordo, serve de exemplo ao que se passa por todo o território do Alentejo que é afetado por estas práticas e, ainda, revela outras consequências”.

Assim, o Movimento Chão Nosso explica que “existe naquela zona um sítio arqueológico visitável, a villa romana de Pisões, ao qual é praticamente impossível aceder nesta altura do ano, criando sérias dificuldades a quem o pretenda visitar”.

Este grupo menciona também que naquele local “observou a realização de pulverizações em terrenos ocupados com uma cultura de amendoal, sem qualquer aviso prévio, mesmo junto à vedação do sítio arqueológico, a villa romana de Pisões, tornando impossível a permanência no sítio”.

No documento, o movimento considera que “são necessárias medidas urgentes para pôr travão a estas situações, exigindo a reposição e conservação destes acessos que, por vezes, são a única forma de aceder a algumas habitações ou sítios de interesse”.

Já o vice-presidente da Câmara de Beja, Luís Miranda, disse que os serviços do município vão “analisar a situação” do caminho rural situado no concelho denunciada pelo movimento.

Recorde-se que o Movimento Chão Nosso foi criado “em defesa da cultura, património e biodiversidade do Alentejo”, por um conjunto de residentes na região preocupados com as alterações surgidas nas últimas décadas na paisagem, devido à agricultura intensiva.

 

Fotografia de mapio.net

Artigos relacionados

Hospital de Beja tem mais de 4,5 milhões para requalificação e ampliação e já pode lançar concurso público

Redação Alentejo

Mulher moldava detida pela PJ em Beja para cumprir pena por tráfico de seres humanos para exploração sexual

Redação Alentejo

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo