Tribuna Alentejo
termometro
Ambiente

Mês de julho foi “frio e seco” em Portugal relativamente à Europa

O passado mês de julho foi classificado como “frio e seco” em Portugal continental e teve uma temperatura média de 21,54ºC, segundo o boletim climático do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, citado pelo jornal i, o instituto avança que “o valor médio da temperatura média do ar, 21.54ºC, foi -0.63ºC inferior ao valor normal 1971-2000, sendo o 5.º valor mais baixo desde 2000 (mais baixo em 2018: 21.15 °C)”.

Já o valor médio de temperatura mínima foi de 14,59ºC – o 3.º mais baixo desde 2000, com uma anomalia de -1.03ºC. O valor mais baixo registou-se em 2009, com 14,38ºC. 

O valor médio de temperatura máxima foi de 28,49ºC, sendo “inferior ao valor normal com uma anomalia de -0.23ºC.”

Quanto à precipitação, o valor médio da quantidade foi de 30.8 mm, “muito próximo do valor normal 1971-2000, correspondendo a 95 %”. O boletim acrescenta ainda que “durante o mês verificou-se a ocorrência de precipitação entre os dias 11 e 21 nas regiões do Norte e Centro e entre 17 e 20 na região Sul”.

Julho terminou com 58% do território em situação de seca meteorológica. Os distritos de Portalegre, Santarém, Castelo Branco e Bragança verificaram “um aumento da área em seca fraca”, enquanto grande “parte do Baixo Alentejo e Barlavento Algarvio estão na classe de seca moderada” e “a zona de Alvalade do Sado e o sotavento Algarvio estão na classe de seca severa”.

Na Europa, julho “foi mais quente do que a média na maior parte das regiões do norte e leste da Europa, com temperaturas muito acima do valor normal”. A capital finlandesa, Helsínquia, registou o segundo julho mais quente desde 1961.

“Também na Islândia e em partes do leste da Gronelândia as temperaturas estiveram muito acima da média. Ocorreram ondas de calor desde o Báltico até ao Mediterrâneo oriental; no sudeste da Europa no final do mês verificaram-se ondas de calor muito severas.”, sublinha o IPMA.

No entanto, julho “foi um pouco mais frio do que a média numa faixa que se estendia de Portugal até à Alemanha e em partes do noroeste da Rússia”.

Artigos relacionados

Projeto de Ervidel alia proteção das aves à memória alentejana

ta_admin

Torres eólicas de grande porte em Ourique e Odemira vão destruir a paisagem e o ecossistema, alerta Quercus

Redação Alentejo

Alto Alentejo lança rede de bicicletas elétricas partilhadas em nove municípios

Redação Alentejo

AMCAL lança rede de recolha de óleos alimentares usados de última geração

Redação Alentejo

Quercus pede à Agência Portuguesa do Ambiente que não ceda às ameaças dos promotores imobiliários nas praias de Grândola

Redação Alentejo

Fogo em Beja mantém-se activo junto a Guarita Nova

Redação Alentejo