13 Maio 2023      11:43

Está aqui

Marvão: Festival Internacional de Música regressa com mais de 40 concertos e atividades

A 9ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM) irá decorrer nos últimos 10 dias de julho de 2023 e será organizada pela Marvão Music, uma associação sem fins lucrativos reconhecida em 2021 com o Estatuto de Utilidade Pública. O festival tem o apoio da Câmara Municipal de Marvão e dos municípios de Portalegre, Castelo de Vide e Valência de Alcântara (Espanha) e o patrocínio do BPI e da Fundação "la Caixa", entre outros.

Haverá mais de 40 concertos e outros eventos, incluindo concertos de música de câmara, concertos de orquestra, concertos corais e um concerto de jazz, entre outros. Também haverá exposições de arte, visitas guiadas e atividades participativas, como aulas de desenho. Alguns destes concertos e atividades são gratuitos, como é habitual.

O programa do festival inclui um concerto de abertura de gala com Horácio Ferreira (clarinete), Roman Patočka (violino), Raphaela Gromes (violoncelo) e a Orquestra de Câmara de Colónia, dirigida pelo maestro Christoph Poppen. Está programada a estreia mundial de uma obra original para clarinete e orquestra encomendada pelo FIMM ao compositor Ferran Cruixent.

O festival terá também um programa especial dedicado ao compositor Franz Schubert, com o apoio do Banco BPI e da Fundação "la Caixa", que apresentará três ciclos de canções e três "Schubertiades". Outros destaques incluem o Concerto Ammaia BPI | "la Caixa", que terá lugar nas ruínas da antiga cidade romana de Ammaia e contará com a Orquestra XXI, dirigida pelo maestro Dinis Sousa.

Quase 500 artistas de todo o mundo, incluindo Portugal, participarão no festival. O festival contará ainda com um projeto participativo do Coro do Festival de Marvão, dirigido pelo maestro Pedro Teixeira, que reunirá cantores profissionais do Coro Ricercare com cantores amadores de elevado nível de diferentes países e idades durante o festival.

Os preços dos bilhetes começam nos 20 euros, e cerca de 25% dos eventos são gratuitos. Espera-se que mais de 15.000 visitantes de Portugal e de todo o mundo participem no festival.