A Base Aérea N.º 11, em Beja, recebe, até dia 31 de outubro, mais de 400 militares de sete países que se encontram a participar no Programa Europeu de Transporte Aéreo Tático – Curso (ETAP-C).
De acordo com a Sul Informação, este exercício, organizado pela Força Aérea Portuguesa, pretende “melhorar a capacidade operacional de transporte aéreo dos países europeus”, ao mesmo que promove “uma maior interoperabilidade entre as nações que contribuem para a defesa dos céus da Europa”.
Participam neste exercício 422 militares, oriundos de sete países diferentes.
A Força Aérea Portuguesa será representada pelas aeronaves C-130H e KC-390, das Esquadras 501 – “Bisontes” e 506 – “Rinocerontes”, respetivamente.
Será ainda possível observar as aeronaves A-400M da Bélgica e do Luxemburgo, um CN235 francês, um C-130J italiano, um A-400M alemão e um C-130 da Polónia.
O programa visa fornecer às tripulações participantes um curso abrangente de táticas de transporte aéreo.
Segundo a mesma fonte, os militares presentes no exercício vão “aprimorar o conhecimento tático, ampliar a capacidade de atuação em cenários complexos e aumentar a sobrevivência em ambiente operacional hostil”.
Fotografia de airliners.net
