17 Agosto 2019      11:46

Está aqui

Lista de espera para cirurgias caiu 15% em Évora

Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração do HESE

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) diminuiu em 15% o número de doentes em lista de espera para cirurgia, graças ao aumento das intervenções programadas no primeiro semestre do ano, divulgou a unidade hospitalar.

"O aumento das intervenções cirúrgicas em 35% permitiu reduzir a lista de espera em 15% e este ano metade dos utentes que estavam em lista de espera foram atendidos em menos de três meses", afirmou a Presidente do Conselho de Administração (CA), Maria Filomena Mendes.

Segundo os dados divulgados pela unidade hospitalar, nos primeiros seis meses deste ano, foram realizadas 9.191 cirurgias programadas no HESE, mais 2.112 do que no mesmo período do ano passado, quando tinham sido feitas 7.079 intervenções.

"Ginecologia, ortopedia, cirurgia geral e oftalmologia foram algumas das especialidades onde se registaram bons resultados» sublinhou, indicando que nas outras áreas também foram conseguidos «aumentos muito significativos" de produção. "Começámos a fazer cirurgias aos fins de semana e feriados no final do ano passado, porque estávamos com dificuldades e a aumentar a lista de espera. Os profissionais fazem o seu horário de trabalho e, depois, ainda fazem horas adicionais", acrescentou..

Ainda no primeiro semestre deste ano face a igual período do ano passado, as consultas externas no HESE tiveram "um aumento de 8%" e nas primeiras consultas, que têm origem nos centros de saúde, "a subida foi de 12%". Quanto a consultas a lista de espera diminuiu 28% e a lista de espera para os utentes que esperavam há mais de um ano diminuiu 45%.

 

Imagem de capa de Dinheiro Vivo.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.