Tribuna Alentejo
471864160
Baixo Alentejo

Jordões de Pias é ‘palco’ para protocolo entre CCDRA e o Arquivo Digital do Cante

No próximo dia 23 de junho, Pias dá início a uma das suas mais singulares práticas ancestrais: os Jordões de Pias. Esta manifestação cultural, que resiste há gerações na freguesia do concelho de Serpa, consiste na construção de altares em honra a São João, decorados segundo preceitos tradicionais e enfeitados com faias e outras ramagens. À volta destes altares, entoa-se o cante, num ritual profundamente enraizado na comunidade e que reflete a riqueza da herança imaterial alentejana.

Neste dia festivo, a Junta de Freguesia de Pias recebe também um momento de especial relevância para o futuro da salvaguarda do cante. Pelas 18h, a vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo, Ana Paula Amendoeira, estará presente para assinar o protocolo entre a CCDRA e o Arquivo Digital do Cante. Esta parceria dá um novo impulso a um projeto que visa expandir a preservação e valorização do cante a todo o Alentejo e também à diáspora.

Este Arquivo Digital, que conta com a direção dos investigadores Florêncio Cacête e Mariana Cristina, nasceu da iniciativa da Alentejo, Terras e Gentes, do CIDEHUS — Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora — e da CIMBAL — Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo. Agora, com o apoio direto da CCDRA, reforça-se o compromisso com o estudo, digitalização e difusão da vasta riqueza histórica, social e artística que o cante representa.

A assinatura do protocolo, que acontece no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Pias, dá continuidade a um projeto que se propõe investigar e valorizar o cante como património cultural e ativo estratégico para o turismo e o desenvolvimento económico da região. A iniciativa tem vindo a reunir parceiros como o Museu do Cante (Serpa), o Observatório do Cante Alentejano (Castro Verde), o Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (Beja), a MODA — Associação de Cante Alentejano (Cuba), entre outros.

Artigos relacionados

Hospital de Beja tem mais de 4,5 milhões para requalificação e ampliação e já pode lançar concurso público

Redação Alentejo

Mulher moldava detida pela PJ em Beja para cumprir pena por tráfico de seres humanos para exploração sexual

Redação Alentejo

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo