Tribuna Alentejo
igreja
Baixo Alentejo

Igreja da Misericórdia de Entradas vai finalmente ser restaurada

A Câmara Municipal de Castro Verde vai finalmente avançar com o restauro completo da Igreja da Misericórdia de Entradas, depois da aprovação da candidatura a financiamento apresentada no concurso de 2025 do Fundo Rainha D. Leonor, no valor de 121.717 euros.

Em comunicado, a autarquia explica que a candidatura, apresentada pela Santa Casa da Misericórdia de Entradas, foi aprovada e assegura financiamento no valor de 121.717,50 euros, tendo o município “garantido uma comparticipação do valor total não financiado por esta candidatura”.

A cerimónia de assinatura do contrato de financiamento decorrerá amanhã, quinta-feira, na sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, em conjunto com a União das Misericórdias Portuguesas, promove o Fundo Rainha D. Leonor.

A Igreja da Misericórdia de Entradas, classificada como monumento de interesse público, “apresenta relevante degradação em termos gerais”, adianta a mesma fonte, acrescentando que, ainda assim, “foram feitos trabalhos de restauro urgente, com a remoção total das tábuas do caixotão do teto do templo”, num investimento de 12 mil euros.

Segundo a autarquia, “com a aprovação do financiamento para a requalificação total da igreja, será possível prosseguir o trabalho de preservação e difusão do património religioso, cultural, material e imaterial da freguesia de Entradas e de todo o concelho”.

Erigida em meados do século XV, a Igreja da Misericórdia de Entradas foi profundamente remodelada nos séculos XVII e XVIII. É uma construção típica da arquitetura religiosa rural, que tem no seu interior os principais motivos de interesse.

 

Fotografia de dianafm.com

Artigos relacionados

Hospital de Beja tem mais de 4,5 milhões para requalificação e ampliação e já pode lançar concurso público

Redação Alentejo

Mulher moldava detida pela PJ em Beja para cumprir pena por tráfico de seres humanos para exploração sexual

Redação Alentejo

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo