22 Outubro 2020      16:11

Está aqui

A hora muda domingo. É menos ou mais hora hora para dormir?

.A hora vai mudar no próximo domingo, dia 25 de outubro e a conta imediata que fazemos é se ganhamos ou perdemos uma hora para dormir.

É o horário de inverno e traz sempre consigo a polémica, que já tem mais de 100 anos. Manter ou não manter sempre a hora de verão? Ou alinhar numa hora igual às dos países europeus. Entre 1992 e 1996 Portugal adoptou a mesma hora de Bruxelas, que tinha um desfasamento em relação ao tempo solar de cerca de duas horas e meia. Acordávamos e íamos para a escola de noite. A experiência não correu bem e em 1996 voltámos ao modelo anterior e que é também o atual.

O que é certo é que os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo, quando forem 02.00 de domingo, passando a ser 01.00, com excepção dos Açores, que tem menos uma hora.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão. E quanto à resposta, no inverno ganha mais uma hora a dormir. Não a desperdice.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.