3 Novembro 2018      15:19

Está aqui

História da Vinha e do Vinho no Alentejo em livro

“Apontamentos para a História da Vinha e do Vinho no Alentejo – legado de uma família a produzir desde 1667” – é este o título da obra resultante de uma exaustiva investigação histórica produzida por José Calado.

A obra procura o cruzamento entre os principais acontecimentos que marcaram a História da Vinha e do Vinho no Alentejo e o percurso vitivinícola da família Serrano Mira que, desde 1667, está ligada ao setor nesse território.

Apesar da ligação à família Serrano Mira, este livro tem como finalidade divulgar vários acontecimentos que marcaram a riquíssima e antiquíssima História do Alentejo Vinhateiro. Luís Serrano Mira, proprietário da Herdade das Servas, reforça esta intenção no Prefácio: “O objetivo a que nos propusemos foi sim o de contribuir para a valorização do Alentejo como região produtora deste famoso néctar, através de uma reflexão, documentada e cronológica, de vários acontecimentos que marcaram a História da Vinha e do Vinho neste território desde tempos imemoriais até ao presente.”

José Calado, investigador em História, e autor do livro, esta obra vem confirmar a relação indissociável da vinha e do vinho na cultura alentejana desde um passado remoto. Ao mesmo tempo, enaltece a importância, a conservação e a difusão desta tradição, além de que se propõe a revelar acontecimentos devidamente contextualizados, no âmbito da história da viticultura desta região, e a impulsionar a concretização de novos estudos metódicos acerca desta temática.

Hoje, pelas 16h, na Fnac de Évora, o autor apresenta a obra, repetindo a apresentação a 15 nos Paços do Concelho de Évora e a 17, em Borba, em plena Feira da Vinha e do Vinho.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.