12 Julho 2023      11:18

Está aqui

Família Eugénio de Almeida mostra ligações a Lisboa em exposição

O Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, vai inaugurar uma exposição no próximo sábado sobre a ligação da família Eugénio de Almeida à cidade de Lisboa.

De acordo com a Fundação Eugénio de Almeida (FEA), citada pela agência Lusa, a mostra está integrada no programa das comemorações dos 70 anos da instituição e intitula-se “No tempo dos dias lentos. Casa e Parque de Santa Gertrudes”.

A exposição “revela a ligação e proximidade da família Eugénio de Almeida à cidade de Lisboa, através de uma abordagem artística à Casa de Santa Gertrudes e ao parque circundante”, realçou a FEA.

A mostra, com curadoria de Susana Lourenço Marques, integra fotografias e vídeos da autoria de Paulo Catrica, Rita Barros e Virgílio Ferreira e uma dramaturgia sonora de Tiago Schwäbl.

“As imagens, recolhidas entre 2017 e 2019, fixam a memória de um tempo concreto na vida da Casa e do Parque de Santa Gertrudes, mas a exposição recorre a diversos arquivos que contextualizam as muitas apropriações que este emblemático lugar teve ao longo dos séculos XIX e XX”, assinalou a mesma fonte.

As fotografias de arquivo, de acordo com a FEA, lembram a instalação do primeiro jardim zoológico de Lisboa, o velódromo, o hipódromo, os eventos de balonismo ou o acolhimento da Feira Popular de Lisboa.

Já a dramaturgia sonora de Tiago Schwäbl procura avivar as “micronarrativas relacionadas com as muitas vivências do parque e da casa”.

Susana Lourenço Marques, curadora da exposição, realça que a mostra se constitui como “uma oportunidade única para se conhecer intimamente um lugar ainda misterioso para os lisboetas”.

Com entrada livre, a exposição poderá ser visitada até 19 de novembro deste ano, de terça-feira a domingo, entre as 10:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 19:00.

 

Fotografia de fea.pt